SEEING THE SKY OF HISTORY

a look through childhood

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.38741

Keywords:

Childhood. History. Mourning.

Abstract

Unaccustomed to the audacity and inventiveness of childhood, a hegemonic and occidental conception of humanity created spaces to tame of drive it away. This essay draws on the connection Walter Benjamin uses to childhood, as well as traversing the writings that delineate the distance that separates us from the art of storytelling. These images offer us the drawings of an inventive memory facing the imminence of genocide and destruction of nature. In moments where portions of the end of the world present themselves, experiencing a world guided by the inventive relationship of childhood with the visible and the invisible, would lead us to the possibility of elaborating death and the past – calling our attention to a kind of spiritual ethics, with us and with those we lost. This movement can offer us a more welcoming way to elaborate the paths of life and the arrival of death, recognizing and telling new and old stories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Pamplona, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e Mestra na linha de pesquisa subjetividade, política e exclusão social, pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse: narratividade, memória, infância, educação, psicologia social. Psicóloga com atuação clínica.

Raíssa Campos Cortat, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com área de atuação e interesse em Arte e Educação, Pensamento Poético, Educação Ambiental, Crítica Decolonial e processos de Letramento. Integra o grupo GEASur/UNIRIO (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur). Atualmente é bolsista de ensino no projeto "O pensamento poético como estratégia de reencantamento do mundo" e integrante do grupo de pesquisa "Investigar o poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" na mesma instituição que realiza sua graduação. Desenvolve uma pesquisa, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como proposta, através de histórias, contos, lendas e Itans e tendo como orientadores os conceitos de encantamento (SIMAS; RUFINO, 2020) e pensamento poético (FARIA, 2018), tatear o quefazer da Educação em um território que, ao mesmo passo que experimenta a mortandade, assombrado por um estado de desencantamento perpetuado pelo acontecimento colonial, experimenta também a vivacidade, manifestada e potencializada pelo encantamento.

References

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2ª Ed. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Hedra, 2018.

BINES, Rosana Kohl. A grande orelha de Kafka. Caderno de leituras, n. 87. Chão da feira, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FERREIRA, Marcelo Santana e PAMPLONA, Marina Harter. Sobre a eficácia de anjos evanescentes: teologia e política em Walter Benjamin. Momento: Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 161-178, 2019.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Os cacos da história. São Paulo: Brasiliense. 1993.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

KAFKA, Franz. Um médico rural: Pequenas narrativas. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Published

2022-09-19

How to Cite

Pamplona, M., & Campos Cortat, R. (2022). SEEING THE SKY OF HISTORY: a look through childhood. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 228–240. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.38741

Issue

Section

Ensaios