HEGEL UM LIBERAL?
o conceito de propriedade hegeliano como pedra fundamental do seu liberalismo
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30495Mots-clés :
Liberal. Propriedade. Liberdade. Hegel. Locke.Résumé
O presente artigo tem por objetivo discutir a possibilidade de o conceito de propriedade hegeliano inserir a teoria política de Hegel (1770-1831) na tradição liberal moderna. O artigo divide-se em quatro partes. A primeira parte busca apresentar o problema ao leitor e lançar luz sobre as categorias chaves para a compreensão do debate em curso. A segunda parte do artigo apresenta a concepção de propriedade em John Locke (1632-1704), considerado o pai do liberalismo moderno. Na terceira seção do trabalho é analisada a concepção de propriedade em Hegel. Na seção denominada a propriedade como base do liberalismo em Locke e Hegel, as doutrinas são comparadas. Nesta parte do trabalho analisam-se as semelhanças entre as duas teorias. Após a análise das semelhanças entre as duas concepções, pode-se concluir que há similaridades suficientes entre as teorias para afirmar pelo menos no que se refere à categoria da propriedade, que a filosofia hegeliana está inserida na tradição liberal moderna.
Téléchargements
Références
BARRETTO, Vicente Paulo (Org.). Dicionário de Filosofia Política. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2006.
BAVARESCO, Agemir; CHRISTINO, Sérgio Batista. Lógica e propriedade no direito abstrato de Hegel. Revista NEJ - Eletrônica, vol. 17, n. 3, p. 384-400 / set-dez 2012.
BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________________. Liberalismo e Democracia. São Paulo: Editora Brasilense, 1998.
_____________________. Locke e o Direito Natural. Brasília: UnB, 1997.
COITINHO, Denis. Ética neocontratualistas. IN: TORRES, João Carlos Brum. Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes 2014. p. 286-305.
FILHO, Edgar Jorge. Moral e História em John Locke. São Paulo: Editora Loyola, 1992.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais do Direito, ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2010.
LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo Civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
______________. Segundo Tratado Sobre o Governo Civil; ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MÜLLER, Marcos Lutz. O Direito Abstrato de Hegel: um estudo introdutório (1ª parte). Analytica, Unicamp, vol. 9, n. 1, p. 161-197, 2005.
NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. 2.Ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
RAWLS, John. História da filosofia Moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROSENFIELD, Denis. Política e liberdade em Hegel. São Paulo: Brasiliense, 1983.
WEBER, Thadeu. Hegel: liberdade, Estado e história. Petrópolis: Vozes, 1993.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.