EDUCAÇÃO, MORALIDADE E CIDADANIA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE IMMANUEL KANT

um estudo a partir da obra Über Pädagogik

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11525

Mots-clés :

Filosofia prática. Educação. Cidadania. Kant.

Résumé

O presente artigo tem o escopo de resgatar os princípios educacionais da filosofia prática do professor de Königsberg, Immanuel Kant. Para isso, temos como temática de reflexão: a relação da teoria da educação com a formação moral e política do educando. Os objetivos deste artigo são: a reconstrução dos princípios e dos fundamentos da pedagogia como componente integrante da filosofia prática de Kant; a análise dos procedimentos pedagógicos de disciplina, instrução e educação moral para a formação do caráter; o exame da interligação entre a educação moral e a formação da cidadania no educando como o fim último (letzterZweck) da prática pedagógica. A elaboração deste artigo teve como critérios de investigação: a relevância das reflexões kantianas sobre a educação, a consistência teórico-prática da teoria pedagógica, principalmente, no que se refere à proposta educacional de formação de sujeitos que ajam de forma politica e moralmente autônoma. Além disso, os pressupostos teóricos da filosofia crítica de Kant podem contribuir para a compreensão e a resolução dos dilemas atuais da prática educacional.

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Biographie de l'auteur-e

Alberto Paulo Neto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2006) mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas/autores: Teorias da democracia, Teorias da justiça, Bioética, Republicanismo e Liberalismo político, Filosofia Política, Filosofia do Direito e autores: Immanuel Kant, Jürgen Habermas, Ronald Dworkin e Philip Pettit. Líder do Grupo de Pesquisa: Justiça e Direitos Fundamentais (CNPq/PUCPR Campus Londrina). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (início da atividade em agosto de 2019).

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Publié-e

2013-03-15

Comment citer

Paulo Neto, A. (2013). EDUCAÇÃO, MORALIDADE E CIDADANIA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE IMMANUEL KANT: um estudo a partir da obra Über Pädagogik. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(2), 07–29. https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11525

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