AVALIAÇÃO E A “PEDAGOGIA DO CONCEITO”:
um diálogo
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11663Palabras clave:
Pedagogia do conceito. Mapas conceituais. Ensino de Filosofia. Avaliação.Resumen
O presente artigo tem por objetivo iniciar uma discussão sobre os mecanismos avaliativos e a “pedagogia do conceito”, proposta metodológica desenvolvida por Sílvio Gallo. Para tanto, pretendo (i) expor elementos básicos sobre a “pedagogia do conceito” para, após isto, (ii) atinar a discussão sobre os problemas ligados aos mecanismos de avaliação e a pedagogia do conceito. Feito isto, pretendo, por último, (iii) trazer como sugestão de instrumento de avaliação os mapas conceituais, bem como trazer, de modo rápido, a fundamentação teórica por detrás destes.
Palavras-chaves: Pedagogia do conceito, mapas conceituais, Ensino de filosofia, Avaliação.
Descargas
Citas
GALLO, Sílvio. Metodologia do Ensino de Filosofia. Editora Papirus, 2012.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. In: O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio Pedagogia e Sócio-linguística. Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, nº 23 a 28: 1988.
PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia Pirith; FINCK, Nelcy Teresinha Lubi; DOROCINSKI, Solange Inês. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. In: Revista PEC, Curitiba, v. 2, n.1, páginas 37-42, jul 2001-2002.
https://projetopaideia.wordpress.com/2012/12/11/droga-o-ponto-boca-de-fumo-a-escola-uma-cronica-perversa-sobre-avaliacao/. Acesso em 09/10/2015, Ã s 21:48.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Pólemos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.