NOTAS SOBRE O MÉTODO COMO DESVIO EM WALTER BENJAMIN

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38494

Schlagworte:

Metodologia. Epistemologia. Teoria Crítica. Walter Benjamin.

Abstract

A partir do Prólogo de Origem do drama trágico alemão, intenta-se abordar a teoria crítico-epistemológica de Walter Benjamin sob o enfoque dado pelo autor aos problemas que defluem do método more geometrico, que se põe como propedêutica à investigação dos objetos filosóficos. Ao recorrer à lógica e à matemática, e não à linguagem que codifica historicamente a filosofia, tal metodologia se apresenta como condição universal para o conhecimento claro e distinto, conquanto se revele, ao mesmo tempo, gesto de renúncia à verdade, seja por pretendê-la capturável em uma rede conceitual prévia, seja por tomá-la como mero produto de uma equação. Benjamin, diante desse impasse, evoca a forma do tratado escolástico-medieval como modo de exposição filosófica assaz a fazer justiça aos objetos em sua conformação inarredavelmente plurívoca. Pela forma expositiva do tratado, os objetos são cotejados em relação ao todo em que se inscrevem, assim como o todo é remetido aos objetos, em um movimento dialético do qual, segundo ele, se faz possível a exsurgência ou o lampejar de seu teor de verdade. No projeto benjaminiano, portanto, evidencia-se a aliança entre o pensamento filosófico e seu modo de exposição mediante a concepção de método enquanto desvio ou caminho indireto (Umweg), e que pode ser compreendido como um exercício contemplativo de idas, vindas e pausas reflexivas sobre os fenômenos e as questões que emergem de sua singularidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Jessica Ehlke da Silva, Universidade de Brasília

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Literaturhinweise

ANDRADE, Mariana. A tecitura filosófica de Walter Benjamin e os entrelaçamentos entre beleza e verdade. Cadernos Walter Benjamin, v. 21, jul.-dez. 2018. Disponível em: <https://www.gewebe.com.br/cadernos_vol21.htm>. Acesso em: abr. 2021.

BARRENTO, João. Walter Benjamin: limar, fronteira e método. Revista Olho D’Água, v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: <http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/146>. Acesso em: mar. 2021.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. 2a ed. São Paulo: Ed. Autêntica, 2013.

BRAGA, Leonardo Izoton. Walter Benjamin e a filosofia da escrita: apresentação, constelação e crítica. Cadernos Benjaminianos, [S.l.], v. 14, n. 2, pp. 11-19, fev. 2019. ISSN 2179-8478. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/14647>. Acesso em: 14 mar. 2021.

COLI, Anna Luiza. A Origem (Ursprung) como alvo e o método interpretativo de Walter Benjamin. Cadernos Benjaminianos, [S.1.], n. 1, 2009. pp. 44-54, dez. 2019. ISSN 2179-8478. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/5301/4709>. Acesso em: 2 abr. 2021.

CORRÊA, Carolina Salomão; SOUZA, Solange Jobim. Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, v. 12, n. 2, pp. 2-25, 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/41651>. Acesso em: abr. 2021.

DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FERNANDES, Rafael Zacca. Do conceito de Gehalt em Walter Benjamin: para uma crítica do poema como crítica da vida. Revista Limiar, v. 3, n. 6, 2 semestre 2016. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/article/view/9233/6763>. Acesso em: abr. 2021.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Org. Manoel Barros da Motta, trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

HEGEL. G. W. F. Fenomenologia do espírito: parte I. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis: Ed. Vozes, 1992.

OLANO MORGANTTI SALUSTIANO BOTELHO, L. WALTER BENJAMIN E AS IMAGENS DA HISTÓRIA: possibilidades de uma crítica social a partir da arte. PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–122, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11485. Acesso em: 14 set. 2021.

RÖD, Wolfgang. O caminho da filosofia, v. 2. Trad. Maurício Mendonça Cardozo, Caio H. da Costa Pereira e Roniere Ribeiro do Amaral. Brasília: Editora UnB, 2008.

VENTURA, L. A hermenêutica fragmentária de Walter Benjamin. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, pp. 11-19, 2018.

Veröffentlicht

2022-01-06

Zitationsvorschlag

Ehlke da Silva, J. (2022). NOTAS SOBRE O MÉTODO COMO DESVIO EM WALTER BENJAMIN. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 219–230. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38494

Ausgabe

Rubrik

Ensaios