SILÊNCIO E SOLIDÃO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA MORAL EM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23877Schlagworte:
Hannah Arendt. Moral. Banalidade do Mal. Pensamento.Abstract
Os ensaios e aulas de Hannah Arendt reunidos na obra Responsabilidade e julgamento são o fio condutor deste artigo, que pretende abordar algumas questões morais retomadas pela autora após a publicação de Eichmann em Jerusalém ”“ Um relato sobre a banalidade do mal, tendo como foco investigativo a relação do ser humano consigo mesmo, ou seja, a relação silenciosa característica do sujeito que pensa. A autora apresenta a tese segundo a qual, mesmo com a ausência de outros, o sujeito não se encontra totalmente sozinho, ou seja, compartilha de si mesmo. Levando essa premissa em consideração, Arendt afirma que o maior mal, tratado em sua obra Eichmann em Jerusalém, é cometido por aquele que se recusa a pensar, ou melhor, por aquele que não se reconhece mais como seu próprio interlocutor, abandonando a si mesmo e deixando de se constituir como alguém.
Downloads
Literaturhinweise
ARENDT, Hannah. A condição humana. 12ª edição, 2ª reimpressão. Rio de janeiro: Editora Forense Universitária, 2015.
ARENDT, Hannah. Eichmannem Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. 17ª reimpressão. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das letras, 2004.
ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CORREIA, Adriano. Arendt e Kant: banalidade do mal e mal radical. Argumentos, ano 5, n. 9 ”“ Fortaleza, jan./jun. 2013.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
CORREIA, Adriano. Transpondo o abismo: Arendt entre a filosofia e a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
DUARTE, André. A dimensão política da filosofia kantiana segundo Hannah Arendt. In: BEINER, Ronald (org.). Lições sobre a filosofia política de Kant. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.