SILÊNCIO E SOLIDÃO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA MORAL EM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23877Palabras clave:
Hannah Arendt. Moral. Banalidade do Mal. Pensamento.Resumen
Os ensaios e aulas de Hannah Arendt reunidos na obra Responsabilidade e julgamento são o fio condutor deste artigo, que pretende abordar algumas questões morais retomadas pela autora após a publicação de Eichmann em Jerusalém ”“ Um relato sobre a banalidade do mal, tendo como foco investigativo a relação do ser humano consigo mesmo, ou seja, a relação silenciosa característica do sujeito que pensa. A autora apresenta a tese segundo a qual, mesmo com a ausência de outros, o sujeito não se encontra totalmente sozinho, ou seja, compartilha de si mesmo. Levando essa premissa em consideração, Arendt afirma que o maior mal, tratado em sua obra Eichmann em Jerusalém, é cometido por aquele que se recusa a pensar, ou melhor, por aquele que não se reconhece mais como seu próprio interlocutor, abandonando a si mesmo e deixando de se constituir como alguém.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. A condição humana. 12ª edição, 2ª reimpressão. Rio de janeiro: Editora Forense Universitária, 2015.
ARENDT, Hannah. Eichmannem Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. 17ª reimpressão. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das letras, 2004.
ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CORREIA, Adriano. Arendt e Kant: banalidade do mal e mal radical. Argumentos, ano 5, n. 9 ”“ Fortaleza, jan./jun. 2013.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
CORREIA, Adriano. Transpondo o abismo: Arendt entre a filosofia e a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
DUARTE, André. A dimensão política da filosofia kantiana segundo Hannah Arendt. In: BEINER, Ronald (org.). Lições sobre a filosofia política de Kant. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.