EDUCAÇÃO, MORALIDADE E CIDADANIA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE IMMANUEL KANT
um estudo a partir da obra Über Pädagogik
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11525Schlagworte:
Filosofia prática. Educação. Cidadania. Kant.Abstract
O presente artigo tem o escopo de resgatar os princípios educacionais da filosofia prática do professor de Königsberg, Immanuel Kant. Para isso, temos como temática de reflexão: a relação da teoria da educação com a formação moral e política do educando. Os objetivos deste artigo são: a reconstrução dos princípios e dos fundamentos da pedagogia como componente integrante da filosofia prática de Kant; a análise dos procedimentos pedagógicos de disciplina, instrução e educação moral para a formação do caráter; o exame da interligação entre a educação moral e a formação da cidadania no educando como o fim último (letzterZweck) da prática pedagógica. A elaboração deste artigo teve como critérios de investigação: a relevância das reflexões kantianas sobre a educação, a consistência teórico-prática da teoria pedagógica, principalmente, no que se refere à proposta educacional de formação de sujeitos que ajam de forma politica e moralmente autônoma. Além disso, os pressupostos teóricos da filosofia crítica de Kant podem contribuir para a compreensão e a resolução dos dilemas atuais da prática educacional.
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