ESTRUTURA ONTO-COSMOLÓGICA DO TEMPO EM GILLES DELEUZE NA FORMA DO ETERNO RETORNO COMO EXTRA-SER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.48209

Palavras-chave:

Deleuze. Tempo. Eterno Retorno. Destino. Univocidade do Ser.

Resumo

Intenciona-se aqui apresentar uma possível estrutura do tempo na filosofia de Gilles Deleuze pela sua leitura dos paradoxos do tempo em Henri Bergson e da pirâmide dos destinos de G.W. Leibniz. Com isto, objetiva-se uma forma derivada de um duplo cone – referindo-se ao passado e futuro – de forma que se conecte um campo transcendental unívoco do tempo no conceito de Eterno Retorno, este que Deleuze retira de Friedrich Nietzsche. Neste aspecto, o Eterno Retorno se insere como forma transcendental para uma estrutura de séries temporais disjuntas e mundos possíveis distintos. Tomando o Eterno Retorno como expressão do Ser Unívoco, temos aqui uma conjugação do Eterno Retorno do Mesmo de Nietzsche com o da Diferença de Deleuze. Nisto, busca-se explicitar o conceito de Destino pela visão de Deleuze, implicando a inserção de um quinto paradoxo do tempo como aquele reservado a uma ligação entre passado e futuro no movimento do retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcos de Lima Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Graduando do curso de licenciatura em filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Participante do programa de Iniciação Científica "Mundo e jogo na filosofia de Eugen Fink". Pesquisando na área de subjetividade cujos autores de interesse são: Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze e Félix Guattari . Temas/problemas de interesse: niilismo, desejo/vontade, tempo, ontologia, cosmologia, espectrologia e mitologia.

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BORGES, Jorge Luís. Ficções. Tradução de Carlos Nejar. 2. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1975.

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o Barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 4. ed. Campinas: Papirus, 1991.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo: Cinema 2. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 1. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Dois Regimes de Loucos: Textos e Entrevistas (1975-1995). Tradução de Guilherme Ivo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O Anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os Movimentos Aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2017.

LEIBNIZ, G. W. Ensaios de Teodiceia. Tradução de William de Siqueira Piauí e Juliana Cecci Silva. 1. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

PELBART, Peter Pál. O Tempo Não-Reconciliado: Imagens de Tempo em Deleuze. São Paulo: Perspectiva, 1998.

SILVA, Adelino. A Fita de Möbius: Breve Abordagem Filosófica. Matemática para Filósofos, 2020. Disponível em: https://www.matematicaparafilosofos.pt/a-fita-de-mobius-breve-abordagem-filosofica/. Acesso em: 24 de outubro de 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

de Lima Rosa, J. M. (2023). ESTRUTURA ONTO-COSMOLÓGICA DO TEMPO EM GILLES DELEUZE NA FORMA DO ETERNO RETORNO COMO EXTRA-SER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 12(26), 239–276. https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.48209

Edição

Seção

Artigos