“NO PRINCÍPIO ERA O OBSCURO, E O OBSCURO ESTAVA COM DEUS, E O OBSCURO ERA DEUS”
uma proposta de cosmogonia dionisíaca-diabólica em Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v13i28.53953Palavras-chave:
Dioniso. Eterno Retorno. Corpo sem Órgãos. Distinto-obscuro. Claro-confuso.Resumo
O texto a seguir apresenta uma proposta de proto-mitologia cosmogônica e cosmológica a partir da filosofia de Gilles Deleuze e de seu trabalho em conjunto com Félix Guattari, pautado no mito grego. Nossa conceituação mítico-filosófica se baseia no deus grego Dioniso e sua dinâmica com o deus Apolo pela noção que Deleuze explicita – a partir do pensamento de G.W. Leibniz – da dualidade distinto-obscuro e claro-confuso. Tal dualidade caracteriza o processo de atualização e formação das ideias – tanto no sentido das ideias que fundamentam o cosmos, como das formações de subjetividade e do próprio pensar filosófico – segundo um movimento de diferenciação do campo germinal e virtual de um vazio completo de forma ou sentido a priori (baseado no conceito de Eterno Retorno, adaptado da filosofia de Friedrich Nietzsche por Deleuze), para uma produção incessante de simulacros, expressos no teatro trágico de Dioniso em falsificar e mascarar o caos cósmico originário.
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