ENXERGAR O CÉU DA HISTÓRIA
um olhar através da infância
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.38741Palavras-chave:
Infância. História. Luto.Resumo
Desacostumada com a audácia e inventividade da infância, uma concepção hegemônica e ocidental de humanidade criou espaços para domá-la ou afastá-la. Este ensaio se vale da conexão que Walter Benjamin estabeleceu com a infância, bem como percorre os escritos que delineiam a distância que nos separa da arte de contar histórias. Essas imagens nos oferecem desenhos de uma memória inventiva frente à iminência do genocídio e destruição da natureza. Em momentos onde parcelas do fim do mundo se apresentam, experimentar um mundo guiado pela relação inventiva da infância com o visível e o invisível, nos remeteria a possibilidade de elaboração da morte e do passado - convocando nossa atenção à uma espécie de ética espiritual, conosco e com àqueles que perdemos. Esse movimento pode nos oferecer uma forma mais acolhedora de elaborar os caminhos da vida e a chegada da morte, reconhecendo e contando novas e velhas histórias.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2ª Ed. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Hedra, 2018.
BINES, Rosana Kohl. A grande orelha de Kafka. Caderno de leituras, n. 87. Chão da feira, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FERREIRA, Marcelo Santana e PAMPLONA, Marina Harter. Sobre a eficácia de anjos evanescentes: teologia e política em Walter Benjamin. Momento: Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 161-178, 2019.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Os cacos da história. São Paulo: Brasiliense. 1993.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
KAFKA, Franz. Um médico rural: Pequenas narrativas. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: INCTI/UnB, 2015.
WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.