AVALIAÇÃO E A “PEDAGOGIA DO CONCEITO”:

um diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11663

Palavras-chave:

Pedagogia do conceito. Mapas conceituais. Ensino de Filosofia. Avaliação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo iniciar uma discussão sobre os mecanismos avaliativos e a “pedagogia do conceito”, proposta metodológica desenvolvida por Sílvio Gallo. Para tanto, pretendo (i) expor elementos básicos sobre a “pedagogia do conceito” para, após isto, (ii) atinar a discussão sobre os problemas ligados aos mecanismos de avaliação e a pedagogia do conceito. Feito isto, pretendo, por último, (iii) trazer como sugestão de instrumento de avaliação os mapas conceituais, bem como trazer, de modo rápido, a fundamentação teórica por detrás destes.

Palavras-chaves: Pedagogia do conceito, mapas conceituais, Ensino de filosofia, Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvlin Ferreira Medeiros, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

GALLO, Sílvio. Metodologia do Ensino de Filosofia. Editora Papirus, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. In: O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio Pedagogia e Sócio-linguística. Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, nº 23 a 28: 1988.

PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia Pirith; FINCK, Nelcy Teresinha Lubi; DOROCINSKI, Solange Inês. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. In: Revista PEC, Curitiba, v. 2, n.1, páginas 37-42, jul 2001-2002.

https://projetopaideia.wordpress.com/2012/12/11/droga-o-ponto-boca-de-fumo-a-escola-uma-cronica-perversa-sobre-avaliacao/. Acesso em 09/10/2015, Ã s 21:48.

Downloads

Publicado

06-12-2015

Como Citar

Ferreira Medeiros, K. (2015). AVALIAÇÃO E A “PEDAGOGIA DO CONCEITO”:: um diálogo. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 40–48. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11663

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)