A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

a visão do estudante secundarista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11583

Palavras-chave:

Educação. Filosofia. Estudantes secundaristas. Pesquisa quantitativa-qualitativa.

Resumo

Qual a importância da Filosofia para sua formação? Quais filósofos você acha que mais contribuíram para a sua vida? Será que a filosofia no ensino médio tem alguma finalidade? O presente trabalho visa analisar dados obtidos através de questionários passados a estudantes de primeiro e segundo ano de uma instituição pública situada na cidade de Sobradinho – DF. O mesmo tem como fio condutor questões acerca da filosofia e do andamento desta no nível médio, enfatizando o espaço que esta disciplina ocupa na formação destes jovens seguido de um retorno das aulas ministradas. Isso possibilita a melhora contínua da atuação dos participantes do PIBID nesta instituição de modo a dar uma resposta às questões acima. Ademais, o artigo abordará a concepção do Programa de avaliação seriada – PAS como ferramenta de expansão do ensino de filosofia e a formação do senso crítico nos estudantes de 14 a 16 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin Ferreira Medeiros, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Mayã Gonçalves Fernandes, Universidade de Brasília

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Referências

PLATÃO. A República, livro VI. Traduzido por Maria Helena da Rocha Pereira. FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, Lisboa, 2005.

VEGETTI, Mario. Um paradigma no céu: Platão político, de Aristóteles ao século XX. São Paulo: ANNABLUME, 2010.

PECHULA, Marcia Reami. Reflexões acerca da filosofia no ensino médio: O papel da disciplina e de seus conteúdos em sala de aula. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://colsaojose.com.br/downloads/estante/Reflexoes_acerca_da_Filosofia.pdf.

BERNADO, Elisangela da Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t083.pdf.

BRASIL. Lei N°9.394, artigo 36, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Publicada no Diário Oficial da União em 2008.

JESUS, de Neves Saul. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, v. 31, n.1, p. 21-29, jan./abr. 2008.

BASALI, Rogério. Revista de divulgação de iniciativas pedagógicas desenvolvidas no PAS CESPE/UnBn.2 _ set/2013.

Downloads

Publicado

12-09-2014

Como Citar

Ferreira Medeiros, K., & Gonçalves Fernandes, M. . (2014). A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: a visão do estudante secundarista. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(5), 34–51. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11583

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)