A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
a visão do estudante secundarista
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11583Palavras-chave:
Educação. Filosofia. Estudantes secundaristas. Pesquisa quantitativa-qualitativa.Resumo
Qual a importância da Filosofia para sua formação? Quais filósofos você acha que mais contribuíram para a sua vida? Será que a filosofia no ensino médio tem alguma finalidade? O presente trabalho visa analisar dados obtidos através de questionários passados a estudantes de primeiro e segundo ano de uma instituição pública situada na cidade de Sobradinho – DF. O mesmo tem como fio condutor questões acerca da filosofia e do andamento desta no nível médio, enfatizando o espaço que esta disciplina ocupa na formação destes jovens seguido de um retorno das aulas ministradas. Isso possibilita a melhora contínua da atuação dos participantes do PIBID nesta instituição de modo a dar uma resposta às questões acima. Ademais, o artigo abordará a concepção do Programa de avaliação seriada – PAS como ferramenta de expansão do ensino de filosofia e a formação do senso crítico nos estudantes de 14 a 16 anos.
Downloads
Referências
PLATÃO. A República, livro VI. Traduzido por Maria Helena da Rocha Pereira. FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, Lisboa, 2005.
VEGETTI, Mario. Um paradigma no céu: Platão político, de Aristóteles ao século XX. São Paulo: ANNABLUME, 2010.
PECHULA, Marcia Reami. Reflexões acerca da filosofia no ensino médio: O papel da disciplina e de seus conteúdos em sala de aula. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://colsaojose.com.br/downloads/estante/Reflexoes_acerca_da_Filosofia.pdf.
BERNADO, Elisangela da Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t083.pdf.
BRASIL. Lei N°9.394, artigo 36, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Publicada no Diário Oficial da União em 2008.
JESUS, de Neves Saul. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, v. 31, n.1, p. 21-29, jan./abr. 2008.
BASALI, Rogério. Revista de divulgação de iniciativas pedagógicas desenvolvidas no PAS CESPE/UnBn.2 _ set/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.