UM CAMINHO DIDÁTICO PARA A FILOSOFIA ANTIGA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11664

Palavras-chave:

Material didático. Planejamento de aula. Mito e Filosofia.

Resumo

Este artigo tem como proposta a sugestão de um percurso didático para o docente do ensino médio na ocasião em que o assunto a ser desenvolvido em sala de aula forem temas da filosofia antiga. Neste ponto, será utilizado, como exemplo de planejamento de aula, a discussão sobre mito e filosofia. Para isso, será exposta ao professor (a) a possibilidade de fazer o próprio material auxiliar sobre o assunto, concebendo o livro didático como ferramenta essencial nesse preparo da disciplina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayã Gonçalves Fernandes, Universidade de Brasília

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

Primárias:

Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GALLO, Silvio. Metodologia do Ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. São Paulo: Papirus editora, 2011.

Secundárias:

BRISSON, Luc. Introdução à Filosofia do Mito. São Paulo: Editora Paulus, 2014.

CORNELLI, Gabriele. História da filosofia antiga: começar pelo diálogo. In: CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio. Coleção Explorando o Ensino: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

__________. A outra margem do pensamento ocidental: o ensino da filosofia antiga noBrasil em tempos de globalização. In: CORNELLI, Gabriele; CHEVITARESE, André Leonardo; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Archai, 2008.

__________. Viver e ensinar: modalidades marginais da história da filosofia antiga. In: ROCHA, Sandra Lúcia Rodrigues. Cinco ensaios sobre a antiguidade. São Paulo: Annablume, 2012.

GONÇALVES, Ana Teresa Marques; SILVA, Gilvan Ventura da. O ensino de História Antiga nos livros didáticos brasileiros: balanço e perspectivas. In: CORNELLI, Gabriele; CHEVITARESE, André Leonardo; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Archai, 2008.

HADOT, Pierre. Elogio da Filosofia Antiga. Tradução de Flávio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

__________. Pierre. Elogio de Sócrates. Tradução de Loraine Oliveira, Flávio FontenelleLoque. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FERRY, Luc. A Sabedoria dos Mitos Gregos: Aprender a viver II. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOHAN, Walter. Filosofía, la paradoja de aprender y enseñar. Buenos Aires: Libros Del Zorzal, 2008.

__________. Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MARQUES, Marcelo P. Mito e Filosofia. Núcleo de filosofia Sônia Viegas. Caderno deTextos n.2, 1994.

MOST, Glenn. Que antiga querela entre a poesia e a filosofia? Revista Organom, Rio Grande do Sul, v.24 n. 49, p. 129-153, 2010.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da Filosofia. Tradução de Sílvio Gallo. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

VERNANT, Jean-Pierre. Frontières du Mythe. In. VERNANT, Jean-Pierre ET GERGOUD, Stella. Mythes Grecs au Figuré de l’Antiguité au Baroque. Paris: Gallimard, 1996.

Downloads

Publicado

06-12-2015

Como Citar

Gonçalves Fernandes, M. (2015). UM CAMINHO DIDÁTICO PARA A FILOSOFIA ANTIGA NO ENSINO MÉDIO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 49–59. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11664

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)