O POÉTICO COMO LUGAR PRIVILEGIADO DA FILOSOFIA

incursões sobre a linguagem filosófica e poemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11483

Palavras-chave:

Linguagem. Metafísica. Poesia. María Zambrano. Martin Heidegger.

Resumo

A Kehre, que inicia a assim chamada segunda fase da filosofia de Heidegger, tornou-se, para a filosofia contemporânea, a principal reconsideração da relação entre filosofia da linguagem e poética, tema fortemente conectado à guinada hermenêutica da ontologia. Antes de querer nos ensinar a pensar, Heidegger nos incita ao reconhecimento de que a linguagem é o lugar originário da experiência do Ser. Assim a linguagem teria prevalência sobre qualquer discurso, mesmo o científico, vindo a se tornar o principal contraponto à metafísica. María Zambrano, como Heidegger, escreverá suas obras na tentativa de compreender a poesia e a filosofia como contrapontos históricos do pensamento e da linguagem, e o mesmo fará Octavio Paz. Para estes pensadores ilustres, a linguagem da metafísica não apenas deveria ser repensada, como também teríamos de construir um pensamento que servisse apenas à linguagem. Tal é já perscrutado no lugar ocupado pelo poético, pela linguagem da poesia ou a despeito dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elzahrã Osman, Universidade de Brasília

Elzahra Osman é graduada em Ciência Política e em Filosofia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Bioética (UnB) e doutoranda em Filosofia (UnB). Atualmente é Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, afastada para a realização da pós-graduação. É pesquisadora das áreas de metafísica e epistemologia com interface em estudos sobre a colonialidade, e atua nos grupos de pesquisa "Anarchai: Metafísica e políticas contemporâneas" e "Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia", http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0045105200.

Referências

AGAMBEN, G. Fim do Pensamento. TERCEIRA MARGEM: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Pós-Graduação, Ano IX, nº 11, 2004. 200p.

APEL, K-O. Transformação da Filosofia, volume 1: filosofia analítica, semiótica e hermenêutica. São Paulo: Editora Loyola, 2000.

CANTINHO. Maria João. A dança da metamorfose. Conferência sobre María Zambrano. Também disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos-pdf902/a-danca-metamorfose/a-danca-metamorfose.shtml.

CABRERA, J. Margens da filosofia da linguagem. Brasília: Editora UnB, 2009.

CAMPOS, H; PAZ, O. Transblanco: em torno a Blanco de Octavio Paz. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

CÁRDENAS. Marcela. El mono gramático. Lenguage y lenguage poético. Disponível em: http://www.javeriana.edu.co/biblos/tesis/csociales/tesis06.pdf.

HEIDEGGER, M. Conferências e Escritos Filosóficos. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 ( Os Pensadores).

_______________. A caminho da linguagem.Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed. Univ. São Francisco, 2003.

______________. A origem da obra de arte. In: MOOSBURGER, Laura de Borba. A origem da obra de arte”– de Martin Heidegger: tradução, comentários e notas. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UFPR, 2007.

______________. Ser e tempo. 3. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

HENRIQUES. Fernanda. María Zambrano e a razão poética: um pensar contemplativo.Disponível em: http://home.uevora.pt/~fhenriques/textos-filocont/Mar%EDa%20Zambrano-um%20pensar%20contemplativo.pdf.

GUZMÁN. Carmen Revilla. Acerca del lenguage de la razón poética. Revista Signos Filosóficos, n. 9, enero-julio, 2003, 81-98. Também disponível em: http://148.206.53.230/revistasuam/signosfilosoficos/include/getdoc.php?id=236&article=223&mode=pdf

MACIEL. Maria Esther (org.). A palavra inquieta: homenagem a Octavio Paz. Belo Horizonte: Autêntica : Memorial da América Latina, 1999.

NUNES, B. Hermenêutica e poesia: o pensamento poético. Belo Horizonte: UFMG, 1999.__________. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 2000.

OLIVEIRA, M. A. A reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea.São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PAZ, O. Signos em rotação. 3. ed. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1996.

_______. El arco y la lira. La casa de la presencia. Obras completas. 3. ed. México: Fondo de Cultura, 1999.

VATTIMO, G. Heidegger y la poesía como ocaso del lenguaje. Traducción de Juan Carlos Gentile Vitale, revisión técnica de Fina Birulés em VATTIMO, G., Más allá del sujeto. Nietzsche, Heidegger y la hermenéutica,Paidós, Barcelona, 1992.

____________. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Tradução de Eduardo Brandao. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZAMBRANO, María. Filosofía y Poesía.México D.F.: Fondo de Cultura Económica,1996.

_________________. Claros del Bosque. Primera edición en Biblioteca de Bolsillo: septiembre 1986. Barcelona: Editorial Seix Barral.

_________________. A metáfora do coração e outros escritos.2.ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 2000.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Como Citar

Mohamed Radwan Omar Osman, E. (2012). O POÉTICO COMO LUGAR PRIVILEGIADO DA FILOSOFIA: incursões sobre a linguagem filosófica e poemática. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 70–85. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11483

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)