EDITORIAL

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Palavras-chave:

Filosofia. Pólemos. Editorial.

Resumo

Editorial do volume 01, número 02, ano 2012.

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Biografia do Autor

Alexanadre Cherulli Marçal, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2012) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no diálogo entre filosofia e ciências humanas, especialmente a psicanálise. Tem como interesse as áreas de história da filosofia, filosofia política, ética, filosofia da linguagem, epistemologia das ciências humanas e história das religiões. Atualmente é professor pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, ministrando aulas no nível Ensino Médio.

Alexandre de Freitas de Mello Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente cursa o doutorado em filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É mestre e graduado em filosofia pela Universidade de Brasília - UnB. Preocupa-se com questões atinentes à justificação e à objetividade dos valores; realismo moral; relativismo moral e externalismo; processos de subjetivação; secularização; comunitarismo. São suas principais áreas de interesse: metaética, ética, epistemologia (moral, social, coletiva, das virtudes e analítica) metafísica/ontologia (clássica e contemporânea), filosofia da ação, filosofia da linguagem e perspectiva crítica ao neopragmatismo . Tem experiência na docência das disciplinas filosofia e história.

Antonio Ferreira Marques Neto, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Licenciado e Bacharel em Filosofia na Universidade de Brasília e Graduando em Direito na Universidade Federal de Uberlândia - MG. Linha de Pesquisa: Ética, Filosofia Política, Direito, Bioética, Filosofia da Religião, Epistemologia, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia no Ensino Médio.

Bianca Machado, Universidade de Brasília

É bacharela e licenciada em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente, é mestranda na área de Ética e Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB (2018) e graduanda do curso de Letras - Inglês na mesma instituição. É docente de Filosofia junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE-DF desde 2013 e, desde agosto de 2018 é Professora Supervisora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID - UnB pelo Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Também atua em instituições particulares de ensino e ministra aulas de Filosofia e Ciências Sociais. Possui experiência em filosofia atuando como docente em nível médio e como pesquisadora. Atualmente se interessa por Teoria Crítica das Ciências Humanas e Sociais, sobretudo pelos desdobramentos da crítica dialética da modernidade e seu desenvolvimento por Theodor W. Adorno. Foco nas áreas de Teoria Crítica das Ciências Humanas e Sociais, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia da Arte e também em Ensino de Filosofia.

Elzahrã Osman, Universidade de Brasília

É graduada em Ciência Política e em Filosofia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Bioética (UnB) e doutoranda em Filosofia (UnB). Atualmente é Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, afastada para a realização da pós-graduação. É pesquisadora das áreas de metafísica e epistemologia com interface em estudos sobre a colonialidade, e atua nos grupos de pesquisa "Anarchai: Metafísica e políticas contemporâneas" e "Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia", http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0045105200.

Felipe Castelo Branco Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa atualmente temas de epistemologia analítica tradicional, epistemologia formal e epistemologia social. Seus principais interesses residem nas seguinte áreas: Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e Epistemologia.

Gabriela Tavares Borges

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, direitos fundamentais, ontologia,sexualidade e identidade. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Direito (PET/Dir-UnB)

Gilmar Jorge Mendes Junior, Universidade de Brasília

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília. Professor na Rede Alub.

Lennon Noleto, Universidade do Minho

Graduado em filosofia e mestre em Arquitetura e Urbanismo (estética) pela Universidade de Brasília. Doutorando na área de Estudos Culturais pela Universidade do Minho. Atuação na área de estética e filosofia da arte com ênfase em artes visuais, pintura, mitografia, história e historicidades.

Maria Helena de Almeida Freitas, Senado Federal

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2017), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e mestrado em Historia da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Informação Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da produção científica, discurso científico, ciência da informação, análise de citações, desenvolvimento de coleções e história da ciência. Graduação em Filosofia em realização.

Mathias Möller, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2005). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014) e Mestre em Filosofia (área de concentração: política, conhecimento e sociedade) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem experiência nas áreas de Cooperação Internacional, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e em Filosofia com ênfase em Filosofia Moderna e Política.

Raphael Santos Lapa, Universidade de Brasília

Doutorando em Sociologia - UnB. Mestre em Direitos Humanos e Cidadania - UnB. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Ruth de Paula Martins Mendes, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2008). Graduanda em Teoria, Crítica e História da Arte pela UnB.

Priscila Rossinetti Rufinoni, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e em Artes pela Unicamp (1991), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou como professora convidada na Universidade Cruzeiro do Sul e na Fundação Armando Álvares Penteado. Foi professora substituta da UFG na área de Teoria da Arte. Atualmente é professora da UnB. Áreas de atuação: Filosofia da Arte, Estética, Ética, Política e Modernidade.

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Publicado

15-03-2013

Como Citar

Cherulli Marçal, A., de Freitas de Mello Junior, A., Ferreira Marques Neto, A., Rocha Machado, B., Mohamed Radwan Omar Osman, E., Castelo Branco Medeiros, F. ., … Rossinetti Rufinoni, P. (2013). EDITORIAL. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(2), 04–06. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/11524

Edição

Seção

Editorial

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