VERDADE, TÉCNICA E ARTE

uma crítica estética da modernidade a partir de Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11482

Palavras-chave:

Ontologia. Verdade. Técnica. Arte. Heidegger.

Resumo

O presente artigo pretende considerar a Kehre de Heidegger sob o ponto de vista de suas teses acerca da arte. Neste sentido, optou-se, primeiramente, por recuperar temas diretivos da analítica existencial, desenvolvida em Ser e Tempo, enfatizando as noções de compreensão, diferença ontológica e a apropriação da fenomenologia pelo projeto de ontologia fundamental (1). Em seguida, recupera-se a interpretação heideggeriana do conceito pré-socrático de verdade (alétheia) em sua conexão com uma concepção pré predicativa da linguagem (logos) (2).  Na terceira parte, evidencia-se a conexão entre a essência da técnica e a diferenciação Vorhandensein/Zuhandensein, na tematização do diagnóstico heideggeriano do mundo contemporâneo, sob a égide da supressão do estranhamento entre sujeito e objeto, em termos da continuidade entre a metafísica ocidental e a radicalização tecnicista da ciência moderna (3). Em conclusão, procede-se uma apreciação geral da tese heideggeriana da obra de arte como essencialização da verdade, examinando, a partir de uma discussão acerca do conceito de Ereignis, tanto o sentido em que se pode falar de uma ontologia da arte em Heidegger, quanto o que diferencia este programa de uma analítica existencial e, por fim, como a ontologia da arte forneceria acesso à tematização da dimensão hermenêutica e pré predicativa da linguagem (4).   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Machado, Universidade de Brasília

É bacharela e licenciada em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente, é mestranda na área de Ética e Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB (2018) e graduanda do curso de Letras - Inglês na mesma instituição. É docente de Filosofia junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE-DF desde 2013 e, desde agosto de 2018 é Professora Supervisora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID - UnB pelo Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Também atua em instituições particulares de ensino e ministra aulas de Filosofia e Ciências Sociais. Possui experiência em filosofia atuando como docente em nível médio e como pesquisadora. Atualmente se interessa por Teoria Crítica das Ciências Humanas e Sociais, sobretudo pelos desdobramentos da crítica dialética da modernidade e seu desenvolvimento por Theodor W. Adorno. Foco nas áreas de Teoria Crítica das Ciências Humanas e Sociais, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia da Arte e também em Ensino de Filosofia. 

Referências

DUARTE, A. Heidegger e a Obra de Arte como Acontecimento Historial-Político. In: Artefilosofia, Ouro Preto, v. 1, n. 5, p. 23-34, 2008.

DREYFUS, H. L. Heidegger”Ÿs Ontology of Art; POLT, R. Ereignis. In: A Companion to Heidegger. Oxford: Blackwell, 2005; pp. 375-391/407-419.

GADAMER, H.G. Hermenêutica em Retrospectiva.Tradução: Marco Antônio Casanova. 1.ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2009.

HEIDEGGER, M. A Origem da Obra de Arte. Tradução: Laura de Borba Moosburger. In: “A Origem da Obra de Arte” de Martin Heidegger: Tradução, Comentário e Notas”,pp. 05-80. Curitiba. 2007.

______ A Doutrina de Platão sobre a Verdade. Tradução: Antônio Jardim. Sem referências.

______ A Essência da Linguagem; O Caminho Para a Linguagem; A Linguagem na Poesia. In: A Caminho da Linguagem. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. 3.ed. Petrópolis. Editora Vozes. 2003.

______ Caminos de Bosque. Alianza Editorial: Madrid, 1995.

______ Que é Isto ”“A Filosofia?; O Fim da Filosofia e a Tarefa do Pensamento; Que é Metafísica? Sobre a Essência da Verdade; A Tese de Kant Sobre o Ser; Tempo e Ser; O Princípio de Identidade;In:Conferências e Escritos Filosóficos. Coleção Os Pensadores. São Paulo. Editora Abril Cultural. 1.ed. 1973.

______ A Questão da Técnica; A Coisa; Ciência e Pensamento de Sentido; O Que Quer Dizer Pensar?; Aletheia (Heráclito, fragmento 16); Logos (Heráclito, fragmento 50). In: Ensaios e Conferências.Tradução: Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia Sá Cavalcante Schuback. 2008.

______ Ser e Tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. 3.ed. Petrópolis. Editora Vozes. 2008.NUNES, B. Hermenêutica e Poesia: O Pensamento Poético. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2007.

______ Passagem Para o Poético: Filosofia e Poesia em Heidegger. São Paulo: Editora Ática. 1985.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Como Citar

Rocha Machado, B. (2012). VERDADE, TÉCNICA E ARTE: uma crítica estética da modernidade a partir de Martin Heidegger. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 49–69. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11482

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)