VERDADE, TÉCNICA E ARTE
uma crítica estética da modernidade a partir de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11482Palavras-chave:
Ontologia. Verdade. Técnica. Arte. Heidegger.Resumo
O presente artigo pretende considerar a Kehre de Heidegger sob o ponto de vista de suas teses acerca da arte. Neste sentido, optou-se, primeiramente, por recuperar temas diretivos da analítica existencial, desenvolvida em Ser e Tempo, enfatizando as noções de compreensão, diferença ontológica e a apropriação da fenomenologia pelo projeto de ontologia fundamental (1). Em seguida, recupera-se a interpretação heideggeriana do conceito pré-socrático de verdade (alétheia) em sua conexão com uma concepção pré predicativa da linguagem (logos) (2). Na terceira parte, evidencia-se a conexão entre a essência da técnica e a diferenciação Vorhandensein/Zuhandensein, na tematização do diagnóstico heideggeriano do mundo contemporâneo, sob a égide da supressão do estranhamento entre sujeito e objeto, em termos da continuidade entre a metafísica ocidental e a radicalização tecnicista da ciência moderna (3). Em conclusão, procede-se uma apreciação geral da tese heideggeriana da obra de arte como essencialização da verdade, examinando, a partir de uma discussão acerca do conceito de Ereignis, tanto o sentido em que se pode falar de uma ontologia da arte em Heidegger, quanto o que diferencia este programa de uma analítica existencial e, por fim, como a ontologia da arte forneceria acesso à tematização da dimensão hermenêutica e pré predicativa da linguagem (4).
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