Múltiplas representações para o ensino de vetores: perspectivas proporcionadas por um tratamento da soma vetorial utilizando o compasso Euclidiano
Palavras-chave:
Física, Ensino de FísicaResumo
Â
A partir da constatação acerca da dificuldade encontrada por alunos brasileiros em relação à soma vetorial, este trabalho visa analisar os tipos de representações utilizadas por estudantes na resolução de problemas sobre esse tópico. Foram analisados testes antes e depois da execução de uma sequência didática que utilizou o compasso Euclidiano como ferramenta para aplicar a regra do paralelogramo a fim de verificar se esse tipo de tratamento favoreceria a compreensão sobre módulo dos vetores resultantes.  O primeiro teste revelou a visão não intuitiva dos alunos em relação à soma de vetores em diferentes direções e falhas de conversão entre os registros algébrico e geométrico, enquanto o segundo mostrou que a utilização do registro geométrico facilitou o cálculo da intensidade do vetor resultante.
Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).