ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA

Autores

  • Fátima Magno Universidade Federal do Pará
  • Maycon Silva Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Salesiana do Trabalho

Palavras-chave:

Eletrodinâmica. Eletrogame. Jogo de Tabuleiro.

Resumo

Diversos autores apontam como dificuldade à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo do professor. Este trabalho, um jogo de tabuleiro denominado Eletrogame, busca o resgate da ludicidade através da produção e uso de jogos lúdicos que, quando utilizado como metodologia alternativa de ensino, tem o poder de melhorar o convívio e a inclusão entre os estudantes, facilitando o ensino-aprendizagem tornando o processo de construção do conhecimento mais prazeroso. A pesquisa, sobre o tema Eletrodinâmica, foi aplicada para uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em 2019, dividida em 3 (três) etapas; inicialmente, foram ministradas aulas remotas, a seguir foi aplicado o jogo e, finalmente, um questionário de opiniões e sugestões. Os estudantes aprovaram a metodologia, classificando-a como atrativa e envolvente, admitindo que precisavam desenvolver ou melhorar habilidades como a comunicação, autorreflexão, autoconhecimento e responsabilidade consigo para melhorar a performance no jogo.

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Biografia do Autor

Maycon Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Salesiana do Trabalho

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (2007), Especialização em Física e Mestrado Profissional em Ensino de Física também pela UFPA. Atualmente é professor de Física do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Magno, F., & Silva, M. (2022). ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 394–412. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42484

Edição

Seção

Mestrado Profissional em Ensino de Física