TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Atividades experimentais aplicadas por estudantes do Ensino Médio para a construção do conhecimento dos discentes do Ensino Fundamental

Autores

  • Fátima Magno Universidade Federal do Pará
  • Manoel Pinto Leão Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Clotilde Pereira

Palavras-chave:

Experimentos de Física. Kit Experimental. Transposição Didática.

Resumo

Neste trabalho tem-se como objetivo a Teoria da Transposição Didática de atividades experimentais de Física aplicada por alunos do Ensino Médio para o ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental. O Projeto foi constituído de um kit experimental com material alternativo composto de 12 experimentos, relativo a 10 temas de Física contemplando as quatro últimas séries do Ensino Fundamental. Os experimentos aproximam os professores de Física aos das outras disciplinas inseridas em Ciências, e os estimulam a desenvolver atividades interdisciplinares, com a criação de projetos que demonstrem conhecimento dos fenômenos e conceitos de ciências em espaços formais e não formais. Com a aplicação deste trabalho percebeu-se que os estudantes, com a prática experimental, demonstraram mais interesse pelas aulas, o que comprova que uma abordagem voltada para o cotidiano do aluno contribui para a construção do conhecimento, fazendo do ensino algo mais motivador e da aprendizagem, algo significativo. Percebeu-se que a proposta de Transposição Didática permitiu aos estudantes construírem seu conhecimento e fazer a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e o conhecimento científico, ou seja, foi constatado que o saber sábio foi transposto em saber ensinado, como propõe Chevallard.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Pinto Leão, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Clotilde Pereira

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará no Programa Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física. Atualmente é professor colaborador do Colégio Betel, professor do Colégio Physics Castanhal e Professor Concursado na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em experimentações física do cotidiano nos Ensinos Fundamental e Médio.

Referências

ALVES FILHO, J. P.; PIETROCOLA, M.; PINHEIRO, T. F. A Eletrostática como exemplo de Transposição Didática. Ensino de Física: Conteúdo metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Org. Maurício Pietrocola. Ed: UFSC. 2001.

ARCANJO FILHO, M. Demanda epistemológica no ensino de física. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro. 2011.

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BLOSSER, P. E. Materiais em pesquisa de ensino de física: O papel do laboratório no ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 74–78, 1988.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRAZ, D. H. O.; AGOSTINI, D. L. S. Práticas de Laboratório: Uma Estratégia para o Ensino de Física. Colloquium Exactarum, v. 9, n. 4, p. 63–71, 2017.

BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de Física moderna? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2005.

CASTIBLANCO, O. L.; NARDI, R. Didática da Física. São Paulo: CulturaAcadêmica, 2014.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: Del Saber Sabio al Saber Enseñado. Buenos Aires: Aique. 1991.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didactique. Tradução: Claudia Gilman. 3a ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009.

DARROZ, L. M. et al. Demonstrações experimentais de óptica geométrica: apresentação de equipamentos construídos com materiais alternativos. V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/mpef/5eeefis/V_EEEFis-RS/resumos.pdf. Acesso em: 22/01/2017.

DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da; ROSA, A. B. Experimentos simples para visualização dos fenômenos de difração e interferência da luz. Revista Thema, v. 13, n. 2, p. 18-26, 2016.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 10a Ed. v.3, Rio de Janeiro: Livros técnicos e Científicos, 2021.

HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.

JOHSUA, S.; DUPIN J. J. Représentations et modélisations: le "débat scientifique" dans la classe et l'apprentissage de la physique. Berne: Peter Lang, 1989.

LIMA de, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.

MARTINAND, J. L. Rapport de la recherche "Modélisation". Paris: INRP, 1996.

PEREIRA, J. E.; LIMA, J. R. de; GALLÃO, M. I. Aulas práticas de Biologia em uma escola pública do Ensino Médio no estado do Ceará: Um Estudo de Caso. Revista de Ensino de Biologia da SBENBIO, n. 7, p. 75-85. 2014.

ROSA, C. T. W. et al. Atividade experimental para demonstração dos fenômenos da reflexão, refração e reflexão total. Rencima. v. 4, n. 1, 2013.

SANTANA, S. L. C. S.; PESSANO, E. F. C.; ESCOTO, D. F.; PEREIRA, G. C.; GULARTE, C. A. O.; FOLMER, V. O Ensino de Ciências e os Laboratórios Escolares no Ensino Fundamental. Vittalle, v. 31, n. 1, p. 15-26. 2019.

SÉRÉ, M. G.; COELHO, S. M.; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, 2003.

SILVA JR., A. C.; SILVA L. L. A Transposição Didática do Fenômeno da Radioatividade em Manuais Escolares de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 259-287, 2022.

SIQUEIRA, M. R. P.; PIETROCOLA, M. Do visível ao indivisível: Uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 360–369, 2000.

VAZ, E. L. S.; ACCIARI, H. A.; ASSIS, A.; CODARO, E. N. Uma experiência didática sobre viscosidade e densidade. Química Nova na Escola, v. 34, n. 3, p. 155-158, 2012.

VERRET, M. Le Temps des Études. 2 tomes. Thése présentée devant l’Université de Paris. Paris: Champion. 1975. 837 pp.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Magno, F., & Leão, M. (2023). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Atividades experimentais aplicadas por estudantes do Ensino Médio para a construção do conhecimento dos discentes do Ensino Fundamental. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(2), 25–47. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/43609

Edição

Seção

Artigos