TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Atividades experimentais aplicadas por estudantes do Ensino Médio para a construção do conhecimento dos discentes do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Experimentos de Física. Kit Experimental. Transposição Didática.Resumo
Neste trabalho tem-se como objetivo a Teoria da Transposição Didática de atividades experimentais de Física aplicada por alunos do Ensino Médio para o ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental. O Projeto foi constituído de um kit experimental com material alternativo composto de 12 experimentos, relativo a 10 temas de Física contemplando as quatro últimas séries do Ensino Fundamental. Os experimentos aproximam os professores de Física aos das outras disciplinas inseridas em Ciências, e os estimulam a desenvolver atividades interdisciplinares, com a criação de projetos que demonstrem conhecimento dos fenômenos e conceitos de ciências em espaços formais e não formais. Com a aplicação deste trabalho percebeu-se que os estudantes, com a prática experimental, demonstraram mais interesse pelas aulas, o que comprova que uma abordagem voltada para o cotidiano do aluno contribui para a construção do conhecimento, fazendo do ensino algo mais motivador e da aprendizagem, algo significativo. Percebeu-se que a proposta de Transposição Didática permitiu aos estudantes construírem seu conhecimento e fazer a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e o conhecimento científico, ou seja, foi constatado que o saber sábio foi transposto em saber ensinado, como propõe Chevallard.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, J. P.; PIETROCOLA, M.; PINHEIRO, T. F. A Eletrostática como exemplo de Transposição Didática. Ensino de Física: Conteúdo metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Org. Maurício Pietrocola. Ed: UFSC. 2001.
ARCANJO FILHO, M. Demanda epistemológica no ensino de física. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro. 2011.
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BLOSSER, P. E. Materiais em pesquisa de ensino de física: O papel do laboratório no ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 74–78, 1988.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.
BRAZ, D. H. O.; AGOSTINI, D. L. S. Práticas de Laboratório: Uma Estratégia para o Ensino de Física. Colloquium Exactarum, v. 9, n. 4, p. 63–71, 2017.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de Física moderna? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2005.
CASTIBLANCO, O. L.; NARDI, R. Didática da Física. São Paulo: CulturaAcadêmica, 2014.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: Del Saber Sabio al Saber Enseñado. Buenos Aires: Aique. 1991.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didactique. Tradução: Claudia Gilman. 3a ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009.
DARROZ, L. M. et al. Demonstrações experimentais de óptica geométrica: apresentação de equipamentos construídos com materiais alternativos. V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/mpef/5eeefis/V_EEEFis-RS/resumos.pdf. Acesso em: 22/01/2017.
DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da; ROSA, A. B. Experimentos simples para visualização dos fenômenos de difração e interferência da luz. Revista Thema, v. 13, n. 2, p. 18-26, 2016.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 10a Ed. v.3, Rio de Janeiro: Livros técnicos e Científicos, 2021.
HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.
JOHSUA, S.; DUPIN J. J. Représentations et modélisations: le "débat scientifique" dans la classe et l'apprentissage de la physique. Berne: Peter Lang, 1989.
LIMA de, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.
MARTINAND, J. L. Rapport de la recherche "Modélisation". Paris: INRP, 1996.
PEREIRA, J. E.; LIMA, J. R. de; GALLÃO, M. I. Aulas práticas de Biologia em uma escola pública do Ensino Médio no estado do Ceará: Um Estudo de Caso. Revista de Ensino de Biologia da SBENBIO, n. 7, p. 75-85. 2014.
ROSA, C. T. W. et al. Atividade experimental para demonstração dos fenômenos da reflexão, refração e reflexão total. Rencima. v. 4, n. 1, 2013.
SANTANA, S. L. C. S.; PESSANO, E. F. C.; ESCOTO, D. F.; PEREIRA, G. C.; GULARTE, C. A. O.; FOLMER, V. O Ensino de Ciências e os Laboratórios Escolares no Ensino Fundamental. Vittalle, v. 31, n. 1, p. 15-26. 2019.
SÉRÉ, M. G.; COELHO, S. M.; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, 2003.
SILVA JR., A. C.; SILVA L. L. A Transposição Didática do Fenômeno da Radioatividade em Manuais Escolares de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 259-287, 2022.
SIQUEIRA, M. R. P.; PIETROCOLA, M. Do visível ao indivisível: Uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 360–369, 2000.
VAZ, E. L. S.; ACCIARI, H. A.; ASSIS, A.; CODARO, E. N. Uma experiência didática sobre viscosidade e densidade. Química Nova na Escola, v. 34, n. 3, p. 155-158, 2012.
VERRET, M. Le Temps des Études. 2 tomes. Thése présentée devant l’Université de Paris. Paris: Champion. 1975. 837 pp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).