“Invisibilidade da garrafa” revisitada ”“ proposta de reconceitualização de uma atividade experimental por meio da documentação fotográfica

Autores

  • Jair Lúcio Prados Ribeiro Colégio Marista de Brasília (DF)

Palavras-chave:

Ensino de Física

Resumo

Um artigo publicado há mais de uma década demonstrou que a razão da invisibilidade de uma garrafa de vidro quando mergulhada em glicerina é incorretamente descrita. Ainda hoje, entretanto, professores de física e estudantes desconhecem a explicação correta, e quando expostos ao artigo, podem desmerecê-lo pela ausência de fotografias, pois os autores usaram diagramas esquemáticos no trabalho original. É discutido o papel que as imagens possuem no aprendizado de ciências e a relevância didática que pode ser atribuída à documentação fotográfica de experimentos pelos próprios estudantes. O viés filosófico desta proposta é a reconceitualização do trabalho experimental, conforme descrita por Hodson. A atividade experimental foi proposta a estudantes de ensino médio, sendo fotografada para fins de contraste com os diagramas constantes no artigo revisitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Ribeiro, J. L. P. (2015). “Invisibilidade da garrafa” revisitada ”“ proposta de reconceitualização de uma atividade experimental por meio da documentação fotográfica. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/13334

Edição

Seção

Artigos