“Invisibilidade da garrafa” revisitada
proposta de reconceitualiza¸c˜ao de uma atividade experimental por meio da documenta¸c˜ao fotogr´afica
DOI:
https://doi.org/10.26512/2446-564X2015e13334Palavras-chave:
refração, óptica, ensino, experimentoResumo
Um artigo publicado há mais de uma década demonstrou que a razão da invisibilidade de uma garrafa de vidro quando mergulhada em glicerina é incorretamente descrita. Ainda hoje, entretanto, professores de física e estudantes desconhecem a explicação correta, e quando expostos ao artigo, podem desmerecê-lo pela ausência de fotografias, pois os autores usaram diagramas esquemáticos no trabalho original. É discutido o papel que as imagens possuem no aprendizado de ciências e a relevância didática que pode ser atribuída à documentação fotográfica de experimentos pelos próprios estudantes. O viés filosófico desta proposta é a reconceitualização do trabalho experimental, conforme descrita por Hodson. A atividade experimental foi proposta a estudantes de ensino médio, sendo fotografada para fins de contraste com os diagramas constantes no artigo revisitado.
Downloads
Referências
O. Silva e C. Labur´u. Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 94 (2004).
M. Pietrocola, A. Pogibin, R. Oliveira e T. Romero. F´ısica em contextos: pessoal, social e hist´orico: energia, calor, imagem e som: volume 2 (FTD, S˜ao Paulo, 2011), 1a ed, p.354.
F. Ramalho, N. Ferraro e P. Toledo, Os Fundamentos da F´ısica 2 – Termologia, optica e ondas (Moderna, S˜ao Paulo, 2009), 10 a ed., p. 286.
O. Guimar˜aes, J. Piqueira e W. Carron, F´ısica: volume 2 (Atica, S˜ao Paulo, ´2013) , 1a ed., p.246.
N. Villas-Boas, R. Doca e G. Biscuola, Conecte F´ısica 2 (Saraiva, S˜ao Paulo, 2011), 1a ed., p.343.
E. McTigue e A. Flowers, The Reading Teacher 64, 578 (2011).
M. Cook, Science Education 90, 1073 (2006).
E. Zimmermann e P. Evangelista, Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de http://www.cienciamao.usp.br/dados/ard/leitura F´ısica 9 (2004). Dispon´ıvel em einterpretacaodeimagensdefisicanoensinofun.arquivo.pdf. Acesso: 06/11/2014.
I. Newton, Opticks: or, a treatise of the reflections, refractions, inflections and colours of light, (William Innys, Londres, 1730), 4 a ed.
A. Bernuy, C. Freitas e I. Martins, Encontro Nacional de Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias 2 (1999). Dispon´ıvel em http://fep.if.usp.br/˜profis/arquivos/iienpec/Dados/trabalhos/P02.pdf . Acesso: 06/11/2014.
M. Cook, Science Education International 22, 175 (2011).
D. Hodson, Ense˜nanza de las Ciencias 12, 299 (1994).
A. Borges, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 9 (2004).
J. Alves Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 44 (2004).
M. S´ere, S. Coelho e A. Nunes, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 31(2004).
J. Walendowski e J. Alves Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 308(2004).
I. Bianchi e J. Alves Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 82 (2004).
R. Arribas, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 303 (2004).
J. Pimentel, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 114 (2004).
R. Axt, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 59 (2004).
R. Axt, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 160 (2004).
M. Montanheiro, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 120 (2004).
C. Labur´u e S. Arruda, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 217 (2004).
N. Garcia e H. Kalinowski, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 332 (2004).
A. Gaspar, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 188 (2004).
E. Colombo e M. Ja´en, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 280 (2004).
S. Arruda e D. Toginho Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 390 (2004).
A. Taveira, A. Barreiro e V. Bagnato, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 76 (2004).
P. Dias, A. Mor´egula, C. Thompson, L. Tavares e L. Gabcan, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 88 (2004).
C. Perottoni e J. Zorzi, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 154 (2004).
S. Arribas, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 239 (2004).
C. Galli, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 315 (2004).
J. Canalle, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 272 (2004).
F. Silveira, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 64 (2004).
U. Piub´eli e S. Piub´eli, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 97 (2004).
A. Dornelles Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 297 (2004).
E. Valadares e A. Moreira, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 359 (2004).
C. Labur´u, M. Ota, R. Basso e C. Almeida, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 171 (2004).
D. Basso e J. Rocha Filho, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 179 (2004).
F. Silveira e R. Axt, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 246 (2004).
C. Labur´u e E. Lopes, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 258 (2004).
H. Kalinowski, O. D¨ummer e E. Giffhorn, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 265 (2004).
F. Catelli e F. Vicenzi, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 350 (2004).
M. Cavalcante e C. Tavolaro, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 372 (2004).
H. Pupo e E. Ziemath, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 69 (2004).
R. Silva, M. Coppete, A. Silva, R. Lima, J. Silva e S. Machado, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 103 (2004).
K. Weltner e P. Miranda, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 124 (2004).
F. Catelli e S. Vicenzi, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 319 (2004).
F. Catelli e S. Pezzini, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 339 (2004).
J. Xavier, E. Haugont´e e A. Santana, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 212 (2004).
J. Rocha Filho, S. Coelho, M. Salami, M. Maciel e P. Schrage, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 203 (2004).
C. Labur´u e O. Silva, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 134 (2004).
F. Silveira e Y. Levin, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 143 (2004).
J. Pimentel, F. Saad, P. Yamamura e C. Furukawa, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 194 (2004).
K. Weltner, A. Espiridi˜ao, P. Miranda e J. Rocha, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 227 (2004).
F. Catelli e C. Reis, Caderno Brasileiro de Ensino de F´ısica 21, 345 (2004).
L. Moreno, D. Lopes e A. Stein-Barana, F´ısica na Escola 8, 43 (2007)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

