“Invisibilidade da garrafa” revisitada ”“ proposta de reconceitualização de uma atividade experimental por meio da documentação fotográfica
Palavras-chave:
Ensino de FísicaResumo
Um artigo publicado há mais de uma década demonstrou que a razão da invisibilidade de uma garrafa de vidro quando mergulhada em glicerina é incorretamente descrita. Ainda hoje, entretanto, professores de física e estudantes desconhecem a explicação correta, e quando expostos ao artigo, podem desmerecê-lo pela ausência de fotografias, pois os autores usaram diagramas esquemáticos no trabalho original. É discutido o papel que as imagens possuem no aprendizado de ciências e a relevância didática que pode ser atribuída à documentação fotográfica de experimentos pelos próprios estudantes. O viés filosófico desta proposta é a reconceitualização do trabalho experimental, conforme descrita por Hodson. A atividade experimental foi proposta a estudantes de ensino médio, sendo fotografada para fins de contraste com os diagramas constantes no artigo revisitado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).