Determinando o índice de refração do prisma na capa do álbum The Dark Side of the Moon: uma atividade de óptica para o ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Física; ÓpticaResumo
A capa do álbum The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd, apresenta o fenômeno da dispersão da luz branca em um prisma, elucidado por Isaac Newton. Este artigo descreve uma atividade simples, voltada para o ensino médio, para a determinação do índice de refração do prisma ilustrado para cada uma das seis cores representadas na imagem. Os índices foram determinados a partir do traçado dos raios em papel de seda, da medida dos ângulos correspondentes e da aplicação da Lei de Snell, e foi percebido que o índice de refração deveria ser decrescente com a frequência da radiação, condição não apresentada pelos materiais transparentes cotidianos. Propõe-se que o caráter lúdico da atividade e a possibilidade de discussão interdisciplinar tragam benefícios à aprendizagem do tópico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).