O Fédon e a dupla fundamentação do “conhece-te a ti mesmo”
Keywords:
Platão;, Fédon;, Auto-conhecimento;, Morte;, PhronesisAbstract
O meléte thanátou é exposto no Fédon como um processo depurativo da alma que se identifica com o próprio fazer filosófico. Este exercício repetido e prolongado a que Sócrates dedica toda a sua vida é descrito como uma lida que se caracteriza por dois movimentos complementares: de um lado, o corte de relações entre a alma e o corpo (64e-65a; 84a-b), em que o filósofo deixa de se regozijar com prazeres por ele ressignificados, e, de outro, a “concentração da alma em si mesma”, em que as particularidades dos “desejos corporais” dispersivos são abandonadas (64e-65a; 84a-b). Embora não seja possível detectar com clareza se a relação entre ambos os movimentos é de natureza causal ou simultânea, a relevância desta distinção encontra-se na importante diferenciação entre uma psyché infectada e desmemoriada e uma alma que, abandonando a pretensão de alcançar a verdade pelos sentidos e valendo-se da reminiscências das Ideias inteligíveis, torna-se magistralmente capaz de operar a crucial distinção entre a verdade e a falsidade dos seres.
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