A PRESENÇA DO IDOSO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E OS RUMOS DOS MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Luciana Lucci de Oliveira Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida dos Santos Sarraipo Universidade de Taubaté
  • Rosana Raymundo Salles Universidade de Taubaté
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro Universidade de Taubaté 
  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco Universidade de Taubaté 

Palavras-chave:

Ensino Superior. Aprendizagem do Adulto. Políticas Públicas. Gerontologia Educacional.

Resumo

Este artigo investiga a presença do idoso no contexto da educação formal e apresenta as bases históricas do Ensino Superior no Brasil. Trata-se de um estudo documental sobre dados secundários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP), catalogados pelo Censo da Educação Superior de 2010, referentes ao número de matrículas, em Instituições brasileiras de Ensino Superior, de idosos ingressantes e concluintes. Para a sistematização dos dados, reuniram-se as faixas etárias a partir de 60 anos, utilizando-se, para a análise, de suporte teórico sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem do adulto. Os resultados mostram que 75% dos estudantes idosos ingressantes concluem o curso superior e a região sudeste tem o índice mais representativo dessa população.  Conclui-se que a recente presença dessa população na educação formal é um fenômeno com desdobramentos múltiplos, que requer adequação das políticas públicas às suas singularidades, especialmente em termos de práticas educativas e de processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Luciana Lucci de Oliveira, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“ Universidade de Taubaté.

Maria Aparecida dos Santos Sarraipo, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“
Universidade de Taubaté ”“ 

Rosana Raymundo Salles, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“ Universidade de Taubaté

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Universidade de Taubaté

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“PRPPG ”“ Universidade de Taubaté 

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Universidade de Taubaté 

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“PRPPG ”“ Universidade de Taubaté 

Márcia Maria Dias Reis Pacheco, Universidade de Taubaté 

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais ”“PRPPG ”“ Universidade de Taubaté 

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Oliveira, L. L. de, Sarraipo, M. A. dos S., Salles, R. R., Leão, M. A. B. G., Castro, M. A. C. D. de, & Pacheco, M. M. D. R. (2016). A PRESENÇA DO IDOSO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E OS RUMOS DOS MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 4(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/18847

Edição

Seção

Artigos