Meninas.comp: Computação Também é Coisa de Menina

Autores

  • Maristela Holanda Universidade de Brasília
  • Maria Emilia M. T. Walter Universidade de Brasília
  • Aletéia P. F. de Araujo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Computação. Meninas. Gênero. Mulheres.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto “Meninas.comp: Computação Também é Coisa de Menina”, que tem o objetivo de divulgar a área da Computação para as meninas do ensino médio, fornecendo informações sobre a carreira professional na academia e no mercado de trabalho, através de palestras e oficinas de programação e robótica. Além disso, o artigo discute a questão de gênero nos cursos de Computação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, e também os resultados de uma pesquisa, realizada entre 2011 e 2014, sobre a percepção das alunas do ensino médio do Distrito Federal sobre a área de Computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maristela Holanda, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB).

Maria Emilia M. T. Walter, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB).

Aletéia P. F. de Araujo, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB)

Referências

COHOON, J. M. Recruiting and retaining women in undergraduate computing majors. ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing, USA, v. 34, n. 2, p. 48-52, 2002.

COUTO, G. C; DANTAS, M. A. N. A. Utilizando Mineração de Dados para Análise de gênero nos cursos de Computação na UnB. Monografia de Conclusão de Curso. Departamento de Ciência da Computação. Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/8176. Acesso em: 30 julho 2016.

GURER, D.; CAMP, T. An ACM-W literature review on women in computing. ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing, USA, v. 34, n. 2, p. 121-127, 2002.

MAIA, MM. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, v. 46, p. 223-244. ISSN 1809-4449. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/18094449201600460223. Acesso em: 30 julho 2016.

KHAN, N. Z.; LUXTON, A. Is computing for social good the solution to closing the gender gap in computer science? In: Australasian Computer Science Week Multiconference (ACSW’16), 2016, Canberra. Proceedings of the Australasian Computer Science Week Multiconference. doi: 10.1145/2843043.2843069. New York: ACM International Conference Proceedings Series. p. 17:1- 17:5.

Kodu. Disponível em: http://www.kodugamelab. com. Acesso em: 30 jul. 2016. IEEE Electron Devices Society. Disponível em: http://eds.ieee.org. Acesso em: 20 jul. 2016.

LEGO Education. Disponível em: http://education.lego.com/. Acesso em: 30 mar. 2014.

Publicado

2017-04-11

Como Citar

HOLANDA, Maristela; WALTER, Maria Emilia M. T.; ARAUJO, Aletéia P. F. de. Meninas.comp: Computação Também é Coisa de Menina. Participação, [S. l.], n. 29, p. 09–19, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22272. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Similares

<< < 1 2 3 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.