MENTORIA ESTUDANTIL EM ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA NA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ACADÊMICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do projeto de extensão denominado Mentoria Estudantil em Enfermagem, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília durante o primeiro semestre de 2017. Tal projeto consiste num sistema de apoio mútuo entre pares, baseado numa relação de camaradagem entre mentores (estudantes com maior vivência acadêmica) e mentoreados (estudantes com menos de 1 ano de ingresso na Universidade), com vistas a facilitar a transição para a vida acadêmica e para o curso de enfermagem, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades e de competências necessárias a prática profissional em enfermagem. Estudantes de diferentes semestres e quatro docentes do curso de enfermagem fazem parte da equipe deste projeto tão inovador. Uma breve apresentação sobre as diferentes atividades realizadas como recrutamento de participantes, reuniões de mentoria entre pares, reuniões e supervisão de estudantes mentores com as docentes, eventos e pesquisas serão sintetizadas.
Downloads
Referências
Jesus, B. H., Gomes, D. C., Spillere, L. B. B., Prado, M. L., Canever, B. P. (2013). Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um urso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, 17(2), 336-345. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
Magalhães, M. O. (2013). Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 215-226. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200007
Mattey B. (2017). The time has come for school nurses and social media. NASN School Nurse, 32(3), 150-153. Recovered from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28422620
Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2014). Dificuldades na Trajetória Universitária e Rede de Apoio de Calouros e Formandos. Psico, 45(2), 187-197. Recuperado de: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/13347/11708
Oliveira, R. E. C., & Morais, A. (2015). Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná. Educação e Psicologia, 24(57), 547-568. Recuperado de: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796/pdf
Ribeiro, M. M. F., Martins, A. F., Fidelis, G. T. A., Goulart G. C., Molinari, L. C., Tavares, E. C. (2013). Tutoria em escola médica: avaliação por discentes após seu término e ao final do curso. Revista Brasileira de Educação Médica, 37(4), 509-514. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a06v37n4.pdf
Souza, F. A., & Paiano, M. (2011). Desafios e dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no início da carreira. Revista Mineira de Enfermagem, 15(2), 267-273. Recuperado de: http://reme.org.br/artigo/detalhes/35
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.