Projeto Flores para todos — Incentivando a produção de flores no Distrito Federal
Resumen
O presente artigo objetiva informar sobre o projeto intitulado Flores para Todos, cujo propósito é incentivar a permanência do jovem no campo e fornecer uma alternativa de renda para pequenos produtores. O projeto aconteceu em uma escola de campo, Escola Classe Kanegae, localizada no Bairro Núcleo Bandeirante, Brasília - Distrito Federal. A realização do projeto foi dividida em duas etapas, com encontros remotos e presenciais, sob a coordenação de professora da Universidade de Brasília, participação de alunos da Universidade de Brasília e apoio de extensionistas da EMATER-DF. O projeto atendeu crianças e outras pessoas envolvidas diretamente no conceito de agricultura familiar no que se refere à produção e técnicas de cultivo de espécies florícolas, em especial a cultura do Gladíolo.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. G. (Ed.). Palma-de-santa-rita (gladíolo): produção comercial de flores e bulbos. Viçosa, MG: Editora UFV, 2011. p. 34-37. IBSN: 978-85-7269-412-4
EMATER-DF. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, 2022. Disponível em: https://emater.df.gov.br/ Acesso em: 27 maio 2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/2012-agencia-de-noticias/noticias/26712-conhecahistorias-e-motivacoes-por-tras-do-trabalho-de-floricultores.html Acesso em: 23 maio 2022.
IBRAFLOR. Instituto Brasileiro de Floricultura. 2021. Informativo para os Associados, edição de 18/06/2021. Disponível em: https://354d6537-ca5e-4df4-8c1b3fa4f2dbe678.filesusr.com/ugd/b3d028_e5e1f6833ef04725b-83c330e1fbd5d7f.pdf Acesso em: 25 set. 2021.
IBRAFLOR. Instituto Brasileiro de Floricultura. 2020. O Mercado de Flores no Brasil. Disponível em: https://www.ibraflor.com.br/post/ibraflor-prev%-C3%AAfal%C3%AAncia-de-66- dos-produtores-de-flores-e-de-plantas-ornamentais. Acesso em: 19 set. 2021.
JUNQUEIRA, A.H.; PEETZ, M.S. O setor produtivo de flores e plantas ornamentais do Brasil, no período de 2008 a 2013: atualizações, balanços e perspectivas. Ornamental Horticulture, v.20, n.2, p.115-120, 2014.
MAZZINI-GUEDES, R.B.; GUEDES FILHO, O.; BONFIM-SILVA, E.M.; COUTO, J.C.C.; PEREIRA, M.T.J.; SILVA, T.J.A. Management of corm size and soil water content for gladiolus flower production. Ornamental Horticulture, v.23, n.2, p.152-159, 2014.
MAZZINI-GUEDES, R.B.; FILHO, O.G.; BONFIM-SILVA, E.M.; COUTO, J.C.C.; PEREIRA, M.T.J.; SILVA, T.J.A.D. Management of corm size and soil water content for gladiolus flower production. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v.23, p.152-159, 2017. DOI: 10.14295/oh.v23i2.972.
NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Mapeamento e quantificação da cadeia de flores e plantas ornamentais do Brasil, OCESP, São Paulo, 2015.
PANNO, Fernando; MACHADO, João Armando Dessimon. Influências na decisão do jovem trabalhador rural partir ou ficar no campo. Desenvolvimento em Questão, v. 12, n. 27, p. 264-297, 2014. 108
SÍVERES. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. SÍVERES. A extensão como um princípio de aprendizagem. Diálogos, Brasília, ed. 10, ano 2008, p. 8-17, 9 dez. 2010. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/1946. Acesso em: 25 mai. 2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Participação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.