Viveiros florestais como forma de educação ambiental em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal

Autores/as

  • Thiago Vinicius Pereira Leite
  • Rosana de Carvalho Cristo Martins Universidade de Brasília
  • Juliana Martins de Mesquita Matos Universidade de Brasília

Palabras clave:

Germinação de sementes. Produção de mudas. Participação comunitária.

Resumen

Realizar projetos de educação ambiental é um processo delicado que deve ser feito de forma participativa, clara e objetiva; levando em consideração todo o contexto em que a comunidade onde o projeto será desenvolvido está inserida. Assim sendo, este trabalho visa a utilizar a estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental da Escola Classe número 50, na EQNL 02/04, Setor L-Norte, em Taguatinga Norte, DF. O trabalho foi executado em duas etapas: a primeira foi a de reuniões, palestras e discussões com a comunidade da escola; e a segunda foi a execução propriamente dita do viveiro (de estrutura simples e econômica, de caráter permanente). Em seguida, foram efetuadas avaliações das atividades de educação realizadas, bem como documentação e feira cultural. A utilização da estrutura de um viveiro florestal, como forma de educação ambiental para crianças, mostrou-se eficiente e cumpriu os objetivos propostos para este trabalho.  

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Biografía del autor/a

Thiago Vinicius Pereira Leite

Mestre em Ciências Florestais e doutorando do departamento de Engenharia Florestal da UnB. 

Rosana de Carvalho Cristo Martins, Universidade de Brasília

Professora doutora em Silvicultura do Departamento de Engenharia Florestal da UnB. 

Juliana Martins de Mesquita Matos, Universidade de Brasília

Mestre em Ciências Florestais e doutoranda do EFL/ UnB.

Citas

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Publicado

2011-12-21

Cómo citar

LEITE, Thiago Vinicius Pereira; MARTINS, Rosana de Carvalho Cristo; MATOS, Juliana Martins de Mesquita. Viveiros florestais como forma de educação ambiental em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24323. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

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