frida kahlo: entre pinturas e escritos
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7353Resumen
Este artigo apresenta, de forma modificada, o pré-projeto de pesquisa submetido para seleção de candidatos para o Mestrado Acadêmico em Arte na linha de pesquisa ‘Teoria e História da Arte’ do Programa de Pós-graduação em Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma reflexão teórica sobre a relação entre arte e literatura a partir da obra da pintora mexicana Frida Kahlo de modo a articular os conceitos presentes na bibliografia específica da temática escolhida.
Descargas
Citas
ABREU, Simone Rocha de. A produção artística como fábula: um estudo de algumasobras de Frida Kahlo. Dissertação apresentada ao IV Encontro de História da Arte ”“Unicamp, 2008.
BASTOS, Marli Miranda. Frida Kahlo: Para além da pintura. Rio de Janeiro: Mauad X,2010.
DUARTE, Ana Helena da Silva Delfino. O imaginário ex-votivo na pintura de FridaKahlo. São Paulo: Revista Cordis nº12, 2014.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção e autoficção. Riode Janeiro: EdUERJ, 2013.
HAGHENBECK, Francisco Geraldo. O segredo de Frida Kahlo. São Paulo: EditoraPlaneta do Brasil, 2011.
HERRERA, Hayden. Frida: a biografia. São Paulo: Globo, 2011.
KAHLO, Frida. Cartas apaixonadas de Frida Kahlo. [Compilação de Martha Zamora;tradução de Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
KAHLO, Frida. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. [Tradução de MárioPontes; introdução de Federico Morais]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
KETTENMANN, Andrea. Kahlo. Lisboa: Taschen, 2006.
LIM, So Ra. Da imagem à palavra: medo e ousadia em Hye Seok Rha, Tarsila do Amarale Frida Kahlo. [Tese doutorado] ”“Porto Alegre: UFRGS, 2005.
MARTINS, Anna Faedrich. Autoficções: do conceito teórico à prática na literaturabrasileira contemporânea. [Tese de doutorado] -Porto Alegre: PUCRS, 2014.
MONASTERIO, Pablo Ortiz (organização). Frida Kahlo: suas fotos. São Paulo: CosacNaify, 2010.
REBEL, Ernst. Autorretratos. Lisboa: Taschen, 2009.
TAYMOR, Julie (dir.). Frida, longa-metragem, 122 min., San Francisco, 2002.
VIANA, Lucia Helena. Tinta e sangue: odiário de Frida Kahlo e os ‘quadros’ de ClariceLispector. Revista Estudos Feministas, v. 11, n. 1, edição eletrônica, Florianópolis,jan./jun. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.