arte contemporânea: disputas na construção social dos valores artísticos e de mercado

Autores/as

  • Gisele Machado

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7350

Palabras clave:

Arte Contemporânea; estruturas de poder; legitimação; manipulação; valor artístico; valor de mercado

Resumen

Este artigo apresenta, de forma modificada, o projeto de pesquisa elaborado como requisito para a aprovação na disciplina “Projeto Interdisciplinar” ministrada pelo prof. Dr. Cayo Honorato no Curso de Graduação em Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura) pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2017.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Filipa. Mercado de arte contemporânea: construção do valor artístico e do estatuto de mercado do artista. Lisboa: CICS NOVA ”“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, 2009, p. 01-14. Disponível em: https://sociologico.revues.org/203 Acesso em 04/07/2017.

LEWIS, Ben. The Great Contemporary Art Bubble. BBC FOUR. Reino Unido. 2009. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt1517259/https://www.youtube.com/watch?v=HAZ3FEwtlJM Acesso em 28/06/2017.

MORAES, Frederico. Gráfico Histórico das Artes Plásticas Séculos XIX e XX. Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1990.

NEHER, Clarissa. Falta de controle torna mercado de arte atraente para criminosos, diz especialista. Deutsche Welle. 2015. Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/falta-de-controle-torna-mercado-de-arte-atraente-para-criminososdiz-especialista/a-18330900. Acesso em 06/07/2017.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação.1ª ed., Rio de Janeiro, Imago Editora Ltda., 1977.

Publicado

2017-10-08

Cómo citar

Machado, G. (2017). arte contemporânea: disputas na construção social dos valores artísticos e de mercado. METAgraphias, 2(2). https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7350

Número

Sección

paraDIDÁTICO e INSTRUCIONAL