possibilidades literárias na produção visual: imbricações e apontamentos

Autores/as

  • Leonardo Motta Tavares Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.54

Palabras clave:

Texto e imagem, literatura, colagem, instalação, montagem

Resumen

O presente artigo aborda as etapas processuais e conceituais da minha pesquisa artística. Calcada nas relações entre imagem e texto, esta investigação objetiva delinear as potencialidades de uma visualidade construída com a participação da escrita literária, com foco nas possibilidades de seleção, montagem e ressignificação de textos. O acercamento dos diálogos entre o espaço visual e o literário é dado a partir do reconhecimento de referências artísticas imprescindíveis para esta pesquisa, valorizando também as proposições teóricas de diversos autores.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Motta Tavares, Universidade de Brasília

Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília PPG-Arte/UnB, na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2012). Pesquisa a relação entre a escrita e a visualidade, arte e literatura, e também se dedica à pesquisa em torno da linguagem cinematográfica, tendo organizado diversas mostras de filmes na Universidade de Brasília. Participou de diversas exposições. Possui produção literária em poesia e prosa, tendo publicado textos em antologias, jornais e revistas literárias. Em 2014 publicou o livro de contos Os Doentes em Torno da Caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, Porto Alegre), vencedor do Prêmio Contista Estreante, da FestiPoa Literária - Festa Literária de Porto Alegre, edição 2015.

Citas

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo, Brasiliense, 1988.

BORGES, Jorge Luis. O Livro de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: Textos Críticos e Manifestos, 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê, 2006.

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. (Org.). Escritos de Artistas: Anos 60/70. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.

GOMRINGER, Eugen. Konkrete Poesie. Stuttgart: Reclam, 1983.

HUCHET, Stéphane. No Ar: Os Curtos-circuitos Alegóricos de Marcel Broodthaers. In: LAGNADO, Lisette (Org.). 27ª Bienal de São Paulo. Seminários. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008. p. 41-56.

ISER, Wolfgang. A Interação do Texto com o Leitor. In: JAUSS, Hans Robert (et all). A Literatura e o Leitor: Textos de Estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 83-132.

MALLARMÉ, Stéphane. Prefácio ao Poema. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro. Apresentação e Crítica dos Principais Manifestos Vanguardistas. Petrópolis: Vozes, 1983.

MALLARMÉ, Stéphane. Un Coup De Dés Jamais N'Abolira Le Hasard. Paris: Gallimard, 1993.

ONO, Yoko. Grapefruit: A book of instructions and drawings by Yoko Ono. New York: Simon & Schuster, 2000.

PAZ, Octavio. Os Filhos do Barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. 2ª edição. São Paulo: Cultrix, 1973.

SIEGEL, Jeanne. Jenny Holzer's Language Games, Art Bulletin, vol. 60, no.4, 1985.

Archivos adicionales

Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Tavares, L. M. (2016). possibilidades literárias na produção visual: imbricações e apontamentos. METAgraphias, 1(1). https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.54