fragmentos [vestígios] memoriais de performances nos museus

Authors

  • Anna Paula da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7354

Keywords:

performance; reperformance; registro

Abstract

Este artigo apresenta, de forma modificada, o pré-projeto de pesquisa submetido para seleção de candidatos para o Doutorado Acadêmico em Arte na linha de pesquisa Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. O objeto de estudo aqui proposto é a compreensão da institucionalização, presença e ausência, de obras de performance nos museus. Fundamentalmente, o interesse recai sobre a memória de obras adquiridas por instituições museológicas, o seu acontecimento e, possivelmente, a sua (re)constituição a partir dos vestígios concepcionais pela poética dos artistas e dos registros oriundos da produção documental das instituições: vestígios que declaram a duração no tempo-espaço e possibilidades comunicacionais pós-acontecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AUSLANDER, Philip. The performativity of performance documentation. PAJ 84. 2006, p. 1-10.

BÉNICHOU, Anne. Esses documentos que são também obras. Revista-Valise. Porto Alegre, v. 3, n. 6, ano 3, dez. 2013, p. 171-191.

CANDAU, Joël. Antropologia da memória. Lisboa: Portugal: Armand Collin / Instituto Piaget, 2005.

CATTANI, Iclea Borsa. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002, p. 35-50.

COSTA, Luiz Cláudio da. O registro na arte contemporânea: inscrições de visibilidades, discursos e temporalidades como séries da obra. In:______ (Org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria /FAPERJ, 2009, p. 79-96.

DESVALÉES, André; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus / Pinacoteca do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

FREIRE, Cristina. Afasias na Crítica de Arte Contemporânea. In: GONÇALVES, Lisbeth Rebollo; FABRIS, Annatereza. Os lugares da crítica de arte. São Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2005, p. 63-76.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins,2015.

HUYSSEN, Andreas. Resistência à memória: usos e abusos do esquecimento público. In:______. Culturas do passadopresente: modernismo, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto / Museu de Arte do Rio, 2014, p. 155-176.

JONES, Amelia. Performance, live or dead. Art Journal. vol 70, n. 3, p. 33-38.

LAGNADO, Lisette; CASTRO, Daniela. Laura Lima on_off. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

LIMA, Laura. Eu nunca ensaio: Entrevista. Arte & Ensaios. Revista do PPGAV/EBA/UFRJ. n. 21, dez. 2010.

MEIRELES, Cildo. Criação de Valor: Entrevista. In: O valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014, p. 100-135.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2008.

MELIM, Regina. Performances impressas. Poiésis. n. 21-22, jul. /dez. 2013, p. 25-30.

MILLET, Catherine. A Arte Contemporânea. Lisboa: Portugal: Flamarion / Instituto Piaget, 1997.

MORGAN, Robert C. Thoughts on re-performance, experience, and archivism. PAJ 96. 2011, p. 1-15

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos PósGraduados em História e do Departamento de História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, 1981.

POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento e Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMG Martins Fontes, 2012.

ZANINI, Walter. Novo comportamento do Museu de Arte Contemporânea. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 59-64.

Published

2017-10-08

How to Cite

Silva, A. P. da. (2017). fragmentos [vestígios] memoriais de performances nos museus. METAgraphias, 2(2). https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7354