possibilidades literárias na produção visual: imbricações e apontamentos

Autores

  • Leonardo Motta Tavares Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.54

Palavras-chave:

Texto e imagem, literatura, colagem, instalação, montagem

Resumo

O presente artigo aborda as etapas processuais e conceituais da minha pesquisa artística. Calcada nas relações entre imagem e texto, esta investigação objetiva delinear as potencialidades de uma visualidade construída com a participação da escrita literária, com foco nas possibilidades de seleção, montagem e ressignificação de textos. O acercamento dos diálogos entre o espaço visual e o literário é dado a partir do reconhecimento de referências artísticas imprescindíveis para esta pesquisa, valorizando também as proposições teóricas de diversos autores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Motta Tavares, Universidade de Brasília

Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília PPG-Arte/UnB, na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2012). Pesquisa a relação entre a escrita e a visualidade, arte e literatura, e também se dedica à pesquisa em torno da linguagem cinematográfica, tendo organizado diversas mostras de filmes na Universidade de Brasília. Participou de diversas exposições. Possui produção literária em poesia e prosa, tendo publicado textos em antologias, jornais e revistas literárias. Em 2014 publicou o livro de contos Os Doentes em Torno da Caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, Porto Alegre), vencedor do Prêmio Contista Estreante, da FestiPoa Literária - Festa Literária de Porto Alegre, edição 2015.

Referências

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo, Brasiliense, 1988.

BORGES, Jorge Luis. O Livro de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: Textos Críticos e Manifestos, 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê, 2006.

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. (Org.). Escritos de Artistas: Anos 60/70. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.

GOMRINGER, Eugen. Konkrete Poesie. Stuttgart: Reclam, 1983.

HUCHET, Stéphane. No Ar: Os Curtos-circuitos Alegóricos de Marcel Broodthaers. In: LAGNADO, Lisette (Org.). 27ª Bienal de São Paulo. Seminários. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008. p. 41-56.

ISER, Wolfgang. A Interação do Texto com o Leitor. In: JAUSS, Hans Robert (et all). A Literatura e o Leitor: Textos de Estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 83-132.

MALLARMÉ, Stéphane. Prefácio ao Poema. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro. Apresentação e Crítica dos Principais Manifestos Vanguardistas. Petrópolis: Vozes, 1983.

MALLARMÉ, Stéphane. Un Coup De Dés Jamais N'Abolira Le Hasard. Paris: Gallimard, 1993.

ONO, Yoko. Grapefruit: A book of instructions and drawings by Yoko Ono. New York: Simon & Schuster, 2000.

PAZ, Octavio. Os Filhos do Barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. 2ª edição. São Paulo: Cultrix, 1973.

SIEGEL, Jeanne. Jenny Holzer's Language Games, Art Bulletin, vol. 60, no.4, 1985.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-03-27

Como Citar

Tavares, L. M. (2016). possibilidades literárias na produção visual: imbricações e apontamentos. METAgraphias, 1(1). https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.54