Notas sobre o livro Xikrín do Cateté nhõ pi’ôk mari mokrai kadjy na j̃à: uma contribuição às práticas de leitura e escrita na língua Xikrín do Cateté

Autores

  • Lucivaldo Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Quélvia Souza Tavares
  • Tereza Maracaipe Barboza

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v12i1.35055

Palavras-chave:

Língua Xikrín. Família Jê. Alfabetização e letramento. Fortalecimento linguístico e cultural.

Resumo

Este artigo trata da produção de um livro didático para alfabetização e apoio às práticas de leitura e escrita em língua Xikrín, em desenvolvimento nas escolas das aldeias da Terra Indígena Xikrín do Cateté, localizada no município de Parauapebas, sudeste do Estado do Pará, Brasil. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração do livro, o seu conteúdo e a sua aplicação nas escolas Xikrín. Mostramos que a produção desse material tem servido à promoção do status da língua Xikrín do Cateté no domínio escolar, no qual o português tem tido supremacia como língua de instrução, deslocando a língua materna do espaço escolar. Este é o primeiro livro didático produzido na língua Xikrín, por isso, mais do que sua função no âmbito do ensino da língua nativa nas escolas da aldeia, o livro é um registro importante da língua - feito com o protagonismo de professores Xikrín - que integrará o acervo literário em construção em língua Xikrín.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. 2001. Lei nº 10.172. Plano Nacional de Educação. 09 de janeiro de 2001.

______. 1999. MEC. CNE. Resolução nº 3/99 de 17 de novembro de 1999.

______. 2001. Diretrizes para a Política Curriculares nacionais: Educação Básica. Brasília: MEC, CNE.

COSTA, L. S; BARBOZA, T. M & TAVARES, Q. S. 2019. Planificação e manutenção linguística: a construção do sistema de escrita da língua Xikrín do Cateté. In: Domínios de Linguagem, v. 13, n. 1, 313-330.

FILHO, J. P. B. V. 2020. A metilação do DNA (código genético) hereditariedade podendo promover doenças crônico-degenerativas para as gerações de índios Xikrín atuais e futuras, que pode ser ocasionada pelos matais pesados ou elementos químicos lançados no rio Cateté pela Usina Onça-Puma de Níquel e rio Itacaiúnas pela Mina S11D de Ferro da Companhia VALE. Relatório de João Paulo Botelho Vieira Filho, consultor médico das Associações Indígenas Xikrín, Porekrô, Kakarekré e Baypran, Marabá.

RODRIGUES, A. D. 1985. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

___________________________. 2002. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma, (pp. 11-25). São Paulo: Edições Loyola.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Costa, L., Quélvia Souza Tavares, Q. S. T., & Tereza Maracaipe Barboza, T. M. B. (2020). Notas sobre o livro Xikrín do Cateté nhõ pi’ôk mari mokrai kadjy na j̃à: uma contribuição às práticas de leitura e escrita na língua Xikrín do Cateté. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 12(1), 329–340. https://doi.org/10.26512/rbla.v12i1.35055

Edição

Seção

Artigos