Explorando manifestações de simbolismo sonoro em três línguas Tupí: Suruí Paitér, Mbyá Tambeopé e Nhandeva Txiripá

Autores

  • Ana Suely Arruda Câmara Cabral Universidade de Brasília
  • Joaton Suruí Universidade Federal de Rondônia
  • Mauro Luiz Carvalho Universidade de Brasília
  • Uraan Anderson Suruí Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v4i1.20676

Palavras-chave:

Simbolismo sonoro. Atenuativo. Ablaut. Suruí Paitér. Nhandéwa Txiripé. Mbyé Tambeopé. Tronco Tupí.

Resumo

Este artigo trata de simbolismo sonoro em três línguas Tupí: Suruí Paitér, Nhandéwa Txiripá e Mbyá Tambeopé. Um dos focos principais é o processo de ablaut envolvido na expressão de atenuação física e psicológica da semântica das palavras em Suruí Paitér. É argumentado que atenuação nessas línguas é controlada pela vontade do falante e pragmaticamente motivada. Os dados que fundamentam o estudo corroboram a visão de que vogais altas e palatalização são expressões comuns de simbolismo associados a diminutivos e atenuativos através das línguas (Sapir 1911, 1929; Ultan 1978).

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Biografia do Autor

Joaton Suruí, Universidade Federal de Rondônia

Aluno do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, UNIR/Ji-Paraná.

Mauro Luiz Carvalho, Universidade de Brasília

Mestrando em Linguística, LALI/UnB, PPGL/IL/UnB.

Uraan Anderson Suruí, Universidade Federal de Rondônia

Aluno do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, UNIR/Ji-Paraná.

Referências

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Cabral, A. S. A. C., Suruí, J., Carvalho, M. L., & Suruí, U. A. (2018). Explorando manifestações de simbolismo sonoro em três línguas Tupí: Suruí Paitér, Mbyá Tambeopé e Nhandeva Txiripá. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 4(1), 119–130. https://doi.org/10.26512/rbla.v4i1.20676

Edição

Seção

Artigos