Análise crítica da publicidade: um estudo sobre anúncios de medicamento

Autores

  • Viviane Ramalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v10i2.9304

Palavras-chave:

Discurso. Ideologia. Anúncio de medicamento.

Resumo

Neste trabalho realizamos uma reflexão, à luz da Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003a), sobre sentidos potencialmente ideológicos no gênero “anúncio publicitário de medicamento”. A partir da análise do texto “Na Hora H, conte conosco”, discutimos a emergência de “tecnologias discursivas”. Isto é, de manipulações estratégicas da linguagem orientadas para projetos de dominação. As conclusões apontam que certos sentidos implícitos que circulam em anúncios de medicamento podem sustentar ideologias naturalizadas, assim como instaurar anseios relacionados a saúde.

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Biografia do Autor

Viviane Ramalho, Universidade de Brasília

Professora Adjunta na UnB, onde realizou Mestrado e o Doutorado em Linguística.

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Publicado

2010-11-12

Como Citar

Ramalho, V. (2010). Análise crítica da publicidade: um estudo sobre anúncios de medicamento. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 10(2), 150–182. https://doi.org/10.26512/les.v10i2.9304

Edição

Seção

Artigos de pesquisa