Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: reflexões para o (a) educador (a) de línguas em processo emancipatório e de transformação social

Autores

  • Solange Maria de Barros Ibarra Papa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v10i1.9279

Palavras-chave:

‘Agentes causais’. ‘Poderes causais’. Emancipação. Transformação social.

Resumo

Neste estudo presento algumas reflexões interdisciplinars para as ciências sociais emancipatórias, focalizando basicamente o professor de línguas. O principal objetivo é compreender a relação causal entre os agentes envolvidos. Quem são os agentes causais? Que poderes os mesmos possuem? Esses influxos causais podem fornecer uma melhor compreensão sobre os contextos micro e macrossociais. Para a análise de dados foram utilizadas gravações de entrevistas baseadas na Análise Crítica do Discurso, com apoio da Gramática-Sistêmico Funcional.

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Biografia do Autor

Solange Maria de Barros Ibarra Papa, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Assistente III do Departamento de Letras da Unemat (Campus Universitário de Cáceres). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem ”“ MeEl (UFMT).

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Publicado

2010-11-12

Como Citar

Ibarra Papa, S. M. de B. (2010). Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: reflexões para o (a) educador (a) de línguas em processo emancipatório e de transformação social. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 10(1), 108–122. https://doi.org/10.26512/les.v10i1.9279

Edição

Seção

Artigos de pesquisa