Palavras e imagens na educação de pessoas jovens e adultas. Onde está o sujeito? Apontamentos para a pesquisa.

Autores

  • Maria Rosa R Martins de Camargo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v15i1.8791

Palavras-chave:

ato de escrever; educação de jovens e adultos; sujeito da escrita.

Resumo

Este artigo se constrói a partir de algumas indagações a respeito do ato de escrever na relação direta do objeto, a escrita, com o sujeito-escritor-autor. Busca apontar contribuições que essa relação pode trazer para o campo de estudos da educação de pessoas jovens e adultas. A proposição, como formulada, toca algumas questões que se colocam, no fazer, quando o assunto é pesquisa em educação e o lugar atribuído ao sujeito: onde este se encontra na ordem de um discurso (político, educacional, de investigação)? Este texto focaliza o que nos dizem, no contexto das palavras que escrevem, alguns dos sujeitos que temos encontrado em nossos estudos, e abre espaço para formas de contatos com sujeitos e objetos, às vezes, inusitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Rosa R Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora Adjunta no Departamento de Educação, IB- Rio Claro. Atua na Graduação e no Programa
de Pós-graduação em Educação, na Linha de pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação.
Universidade Estadual Paulista ”“ UNESP.

Referências

ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ______ (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
ARAÚJO. R. R. Noções sobre a constituição dos sujeitos. Mulheres alfabetizandas têm a palavra (Dissertação). 2006. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/ppge/dissertacoes.php
BACOCINA, E. A. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadoras: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. (Dissertação). 2007.
Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/ppge/dissertacoes.php
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. do russo por Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BORTOLAZZO, M. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever (TCC) 2010. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/tcc/brc/3209/2010/bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf
BRITO, I. Z. “Cadernos íntimos” diários publicados: um estudo das práticas da escrita na escrita de diários no âmbito das práticas sociais disseminadas (Dissertação) 2011. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137064P2/2011/brito_iz_me_rcla.pdf
CALVINO, I. Palomar. São Paulo: Schwarcz, 1994.
CAMARGO, M.R.R.M. Cartas e Escrita. Tese de Doutorado. FE-UNICAMP, 2000. Disponível no Sistema Digital Unicamp / Teses e dissertações.
______. O ato de escrever: fronteiras entre o saber e o não saber. In: Congresso Lusobrasileiro, II, 2002, Porto Alegre, Anais...
CAMARGO, M.R.R.M.; AGUIAR, C.M. Registros alternativos de saberes culturais: contribuição para a formação de professores. In: BARBOSA, R.L.L. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
CAMARGO, M.R.R.M.; BRITO, I.Z. Leitores, leitoras, escritores, escritoras. O exercício da inclusão na ponta do lápis. In: CAMARGO, M.R.R.M; FURLANETTI, M.P.F.R (org.)
Educação de pessoas jovens e adultas: múltiplas faces de um projeto educacional. Aportes teóricos, práticas de formação, contextos produzidos. São Paulo: Ed. UNESP - Cultura
Acadêmica/Pró-Reitoria de Extensão Universitária. 2010.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B. C.; MOROSINI, M.
(org.) Universidade futurante. Produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.
FERRARO, A. R. Direito à educação no Brasil e dívida educacional: se o povo cobrasse? Revista Educação e Pesquisa. São Paulo: mai/ago/2008, v.34, n.2.
FOUCAULT, M. As ciências humanas. In: ______. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. 4.ed. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo:
Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 7.ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2001.
______. A Arqueologia do saber. 7.ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. Sobre educação: diálogos / Paulo Freire e Sérgio Guimarães. RJ: Paz e Terra, 1992.
JOAQUIM, F. F. Narrativas do Tietê. Encontros, percursos e as histórias que contamos. (Dissertação) 2013. Disponível: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137064P2/2013/joaquim_ff_me_rcla.pdf
LARROSA, J. Algunas notas sobre la experiencia y sus lenguajes. In: BARBOSA, R.L.L. Trajetórias e Perspectivas da Formação de Educadores. SP: UNESP Ed., 2004.
MEC-INEP. Diagnóstico da Situação Educacional de Jovens e Adultos. Brasília, DF: 2000.
MORIN, E. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D.F. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.
SANTOS, V. C. Cartas, escrita e linguagem. A temporalidade em questão. (Dissertação) 2009. Disponível em:
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137064P2/2009/santos_vcc_me_rcla.pdf
SILVA, T.T. (org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2000 (4ª. edição).
SURIAN, T. Um estudo das práticas de escrita de mulheres (escritoras ou não) na Educação de Jovens e Adultos. (Dissertação) 2009. Disponível em:
http://www.rc.unesp.br/ib/ppge/dissertacoes.php
VIGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Alkal S. A., 2003.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Camargo, M. R. R. M. de. (2014). Palavras e imagens na educação de pessoas jovens e adultas. Onde está o sujeito? Apontamentos para a pesquisa. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 15(1), 7–21. https://doi.org/10.26512/les.v15i1.8791

Edição

Seção

Artigos de pesquisa