Metáforas conceituais na construção da representação social de pobreza pela mídia argentina

Autores

  • Gênesson Johnny Lima Santos Correio Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Lívia Márcia Tiba Rádis Batista Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7538

Palavras-chave:

: mídia; metáforas conceituais; representação social; pobreza

Resumo

A América Latina concentra um dos maiores índices de pobreza do planeta. Contribuindo para a compreensão do processo de construção discursiva de representação social (RS), pretende-se analisar aspectos discursivos envolvidos na construção RS do objeto pobreza na mídia argentina. Utilizam-se como vetor de RS as metáforas conceituais presentes em notícias publicadas nos periódicos El Clarín e La Nación entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008, período de transição dos Governos Kirchner. Como suporte teórico destacam-se os trabalhos de van Dijk (1990, 2005, 2008), Moscovici (1978, 2009), Thompson (2008) e Lakoff & Johnson (1998). 

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Biografia do Autor

Gênesson Johnny Lima Santos Correio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Letras (licenciatura), com habilitação em Português/Espanhol e suas respectivas literaturas, pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (GEALA), cadastrado no CNPq. Desde 2011, integra a equipe executiva da Entrepalavras, revista de Linguística vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da supracitada universidade. É professor efetivo de língua portuguesa da rede estadual de ensino básico do Ceará e professor-tutor do Curso Semipresencial de Licenciatura em Letras-Português ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto UFC virtual.

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (Geala), vinculado ao DGP/CNPq. Atua nas áreas: Linguística Aplicada e Estudos Críticos do Discurso, dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas; multiletramentos; representação social e ideologia. É professor de Língua Portuguesa da rede de educação básica do Estado do Ceará e professor-tutor do curso semipresencial em Licenciatura em Letras-Português pelo Instituto UFC Virtual/Universidade Aberta do Brasil. 

Lívia Márcia Tiba Rádis Batista, Instituto Federal da Bahia

É professora associada I da UFBA. Foi professora efetiva da Universidade Federal do Ceará (2003-2015), com a qual mantém vínculo através do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e no ProfLetras desta Universidade. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) e em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Pós-Doutorado pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (GEALA-CNPq)e integrante do GT da ANPOLL Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Correio, G. J. L. S., Nunes, T. A., & Batista, L. M. T. R. (2015). Metáforas conceituais na construção da representação social de pobreza pela mídia argentina. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 173–190. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7538

Edição

Seção

Artigos de pesquisa