Narrativas de deslocamento de jovens em intercâmbio internacional: construções de identidades nas "fronteiras" em cidades do interior de Minas Gerais

Autores

  • Maria das Graças Dias Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fernanda Henrique Dias Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7480

Palavras-chave:

Narrativas de deslocamento; construções identitárias de entre-lugar cultural; estudantes de intercâmbio internacional; estereótipos culturais; estabelecidos e outsiders; entrevista de pesquisa sociolinguística

Resumo

O foco do estudo são narrativas de deslocamento de jovens estudantes de ensino médio de diferentes nacionalidades, participantes de um intercâmbio internacional, em cidades mineiras de pequeno ou médio porte. Os objetivos consistem em mostrar: i) a natureza das narrativas coconstruídas, com contagem e recontagem de experiências coletivas e individuais nos processos de deslocamentos; ii) as construções identitárias do “eu” e do “outro”. O referencial teórico articula narrativas de deslocamento junto a grandes e pequenas narrativas, e a narrativas labovianas. A pesquisa é qualitativa, interpretativa, com entrevista etnometodológica, em grupo e individual. Questões culturais se pautam por diferenças culturais e entre-lugares entre a cultura de origem e a cultura do “outro”. Os estudantes constroem identidades como membros estabelecidos em suas culturas e outsiders em relação ao Brasil, e apresentam estereótipos negativos. No decorrer do intercâmbio, há ressignificações e reflexões.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Dias Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio,  1993), com Pós-Doutorado (Universidade de Lisboa e ILTEC ”“ Portugal, 2008-2009). Professora Associada da PUC-Rio - Departamento de Letras - Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. É Coordenadora da Linha de pesquisa Discurso, Práticas Cotidianas e Profissionais, e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/ PUC-Rio Linguagem, Cultura e Trabalho. Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, Análise da Narrativa, Sociolinguística Interacional, Análise da Conversa, Pragmática. Membro do GT Práticas Identitárias da Linguística Aplicada - ANPOLL, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB, da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso ”“ ALED, da International Pragmatics Association ”“ Ipra. Interesses de pesquisa: articulação entre discurso, práticas e construção de identidades na linguística das profissões; linguagem, interação e novas tecnologias em gêneros digitais contemporâneos; análise da narrativa, da fala-em-interação, da micro argumentação; contextos da saúde, educação, comunicação social, cultural, dentre outros.

Fernanda Henrique Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, 2011)  e Mestre em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, 2007), especialista em Tradução (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, 2009), graduada em Letras Português-Inglês (Universidade Federal de Juiz de Fora, 2004). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Departamento de Letras e Comunicação.   Interesses de pesquisa: bilinguismo; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; formação de professores; tradução; cultura e identidade; educação inclusiva.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Pereira, M. das G. D., & Dias, F. H. (2015). Narrativas de deslocamento de jovens em intercâmbio internacional: construções de identidades nas "fronteiras" em cidades do interior de Minas Gerais. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(2), 92–115. https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7480

Edição

Seção

Artigos de pesquisa