Discursos kinikinau: terra, território, exclusão e processos identitarios

Autores

  • Claudete Cameschi de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7477

Palavras-chave:

Povos Indígenas ; Discursos; Resistência e Poder

Resumo

Objetivamos problematizar a constituição identitária do indígena kinikinau a partir do discurso do "Ipuxowoku Hou Koinkunoe (Conselho do Povo Kinikinau): Carta do Povo Kinikinau". Para tanto, analisamos em três recortes como são construídas as representações sociais de terra, território e exclusão que constituem o discurso do documento indígena, e recorremos ao método arqueogenealógico de Foucault (1988) para refletir as relações de força e poder. Enquanto resultado, o kinikinau busca no passado a história do povo, excluído socialmente, para reivindicar a terra originária, vislumbrando um “bem viver”. Como filhos da terra a ela têm direitos, herdeiros naturais de sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Cameschi de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da UFMS, campus de Três Lagoas e do Programa de Mestrado em Rede PROFLETRAS da UFMS. Graduada em Letras e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela UNESP ”“ Campus de Marília, desenvolve, desde 2006, pesquisas sobre as questões indígenas. Criou e implantou na UFMS, Campus de Aquidauana, a Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, atendendo as etnias: Guató, Kadiwéu, Kinikinau e Terena

Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorado pela UNESP-Araraquara e pós doutorado/UNICAMP; Docente Associado do PPGLETRAS-Mestrado e Doutorado e do PROFLETRAS da UFMS, Câmpus de Três Lagoas-MS. Membro do GT Práticas Identitárias na Linguística Aplicada e Líder do Grupo de pesquisa: Estudos da Linguagem, Discurso e identidade de crianças e adultos em situação de exclusão ”“ Rede Latino Americana (REDLAD).

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Formação discursiva como conceito chave para a arqueogenealogia de Foucault. In: BARONAS, Roberto Leiser (org.). Análise de discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. 2.ed. São Carlos: Pedro; João Editores, 2011, p. 93-108.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobrás. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Brasília: Senado Federal, secretaria- Geral da Mesa, 2003. 221 p.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Do índio ao bugre:o processo de assimilação dos Terena: prefácio de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

CASTRO, Iara Quelhode . De chané/guaná a Kinikinau: a construção da etnia ao embate entre o desaparecimento e a persistência. 2010, 347 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) UNICAMP.

CORACINI, Maria José.A celebração do outro:arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

COUTO, Valéria Guimarães de Carvalho. A língua Kinikinau: estudo do vocabulário e conceitos gramaticais. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) UFMS/CPTL.

D’ADESKY, Jacques. A ideologia da democracia racial: no limiar do anti-racismo universalista. In: _____. Anti-racismo, liberdade e reconhecimento. Rio de Janeiro: Dauth, 2006, p.65-84.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da C.Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

_____. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GREGOLIN, Maria Rosário. Análise do discurso: o sentido e suas movências. In: GREGOLIN, Maria do Rosário; CRUVINEL, Maria de Fátima; KHALIL, Marisa Gama. Análise do Discurso: entornos do
sentido. Araraquara: Laboratório Editorial/Acadêmica, 2001, p. 9-34.

GUERRA, Vania M. L. Um estudo discursivo de textos produzidos por alunos indígenas: identidade e exclusão. In: GUERRA, Vânia Maria Lescano; ENEDINO, Wagner Corsino; NOLASCO, Edgar
Cesar (orgs.). Estudos de Linguagem: diversidade e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 31-45.

GRUPIONI, L. D. B. Educação e diversidade. In: SILVA, Aracy Lopes da Silva; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º
graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 15-23.

HALL, Sturt. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de LivSovik; Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

NEVES, Maria Helena de Moura.Gramática de usos do português.São Paulo: Editora UNESP, 2000.

OLINTO, Heidrun K. Carteiras de identidade(s) de validade limitada. In: MOITA LOPES, L. P da; BASTOS, Liliana C. (Orgs.) Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas-SP: Mercado
de Letras, 2002, p. 257-265.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8ed, Campinas: Pontes, 2009.

______, Língua e conhecimento linguístico:para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização: a integração das populações indígenas no Brasil Moderno. 2. ed. Petrópolis: Vozes , 1977.

ROMÃO, Lucília Maria de Souza. Opacidade e incompletude: essa estranha tessitura do sujeito no discurso. In: BARONAS, Roberto Leiser; MIOTELLO, Valdemir. Análise de discurso: teorizações e
métodos. São Carlos: Pedro; João Editores, 2011, p. 115-134.

SANTOS, Daniele L; AUTOR. Pelos percursos históricos e linguísticos, o povo kinikinau. Anais do V seminário América Platina.Dourados: UFGD, 2014.

SCHOLLHAMMER, Karl E. Marginalidade, Exclusão e identidade autoral. In: MOITA LOPES, L.P.; BASTOS, L.C.(orgs.). Para além da identidade: fluxos: movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2010, p. 167-179.

SILVA, Giovani José da; SOUZA, José Luiz de. O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul. In. Sociedade e Cultura, V. 6, nº. 2, Jul./Dez. 2003.Goiânia: UFG, 2005, 149-156p.

SOUSA, Kátia Menezes de. Análise de Discurso: para além das vertentes sociológica e formalista da linguística. In: BARONAS, Roberto Leiser& MIOTELLO, Valdemir. Análise de discurso: teorizações
e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, p. 103-114.

SOUZA, Ilda de. KOENUKUNOE EMO 'U: A língua dos índios Kinikinau. 2008, 196p. Tese (Doutorado em Linguística) UNICAMP.

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Trad. de Sandra Regina G.Almeida et. al. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2010.

VALIENTE, Maria Francisca.Discurso, Terra, Cidadania: aspectos da identidade indígena. 2013, 123p. Dissertação (Mestrado em Letras) UFMS- Campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Souza, C. C. de, & Nascimento, C. A. . G. de S. (2015). Discursos kinikinau: terra, território, exclusão e processos identitarios. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(2), 33–52. https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7477

Edição

Seção

Artigos de pesquisa