Hibridismo TV-escola em práticas de letramento como lógica possível: contraste de vozes na produção de trans-experiências de gênero e sexualidade

Autores

  • Branca Falabella Fabrício Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Paulo Moita-Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7476

Palavras-chave:

hybrid literacy practices, voicing contrast, trans-experiences, gender and sexuality

Resumo

Levando-se em consideração a relação entre mídia e processos de construção de sentido, o propósito deste artigo é examinar uma etnografia colaborativo-intervencionista realizada em um contexto de letramento específico ”“ aulas de História em uma escola pública, nas quais a professora, dois pesquisadores e alunos de 5ª série do ensino fundamental trabalham cooperativamente no descentramento de visões naturalizadas de gênero e sexualidade. Fazendo amplo uso de textos midiáticos e de hibridismo radical, o grupo trabalha na construção de práticas de letramento que desestabilizem certezas, ao fazê-lo atravessar fronteiras (MIGNOLO, 2000) e negociar novas perspectivas para a vida social. Ao dramatizar vozes sociais cristalizadas e se engajar no que chamamos de trans-experiências, o grupo indica que matrizes sociais e significados solidificados, em lugar de simplesmente se imporem aos indivíduos, são reanimados e reconstruídos na interação. Tal movimento ganha visibilidade através da abordagem microanalítica empregada que, ao capturar contrastes sutis de vozes, indexicalizados por diferentes registros, explora um fluxo performativo robusto, apesar de quase imperceptível em sua delicadeza.

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Biografia do Autor

Branca Falabella Fabrício, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda processos de negociação identitária em contextos institucionais. Atualmente investiga trajetórias textuais no ciberespaço e modos de subjetivação por elas engendrados.

Luiz Paulo Moita-Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, atuando junto ao Departamento de Letras Anglo-Germânicas e junto ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Fabrício, B. F., & Moita-Lopes, L. P. (2015). Hibridismo TV-escola em práticas de letramento como lógica possível: contraste de vozes na produção de trans-experiências de gênero e sexualidade. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(2), 12–32. https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7476

Edição

Seção

Artigos de pesquisa