QUEM CONHECE APROVA? ANÁLISE DISCURSIVA DA PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Tatiane Kaspari Universidade Feevale
  • Ernani César de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7470

Palavras-chave:

Educação. Novo Ensino Médio. Análise do discurso. identidade social e discursiva. Democracia brasileira.

Resumo

Em um contexto social conturbado por polêmicas acerca da proposição do “Novo Ensino Médio”, o governo brasileiro lançou mão de propagandas televisivas para abordar mudanças prescritas pela MP 746/2016. As duas primeiras peças publicitárias veiculadas constituem o corpus do presente trabalho, que considera postulações de Bakhtin (1997) e adota o modelo sócio-comunicacional de análise do discurso (CHARAUDEAU, 2009, 2010). Objetiva-se, assim, evidenciar a tessitura da situação de enunciação, sobretudo no confronto das identidades social e discursiva, como estratégia para concretizar a visada enunciativa. Em uma perspectiva ampliada, as propagandas sugerem um modelo de interação social controverso para uma sociedade democrática.

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Biografia do Autor

Tatiane Kaspari, Universidade Feevale

Mestre e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais; Graduada em Letras- Licenciatura Plena em Português, pela Unisinos. Atualmente, é bolsista Prosup - CAPES e participa voluntariamente do projeto "Texto literário: espaço de reflexão crítica e de formação de sujeito".

Ernani César de Freitas, Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUC - RS), com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC - SP/ LAEL). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Kaspari, T., & Freitas, E. C. de. (2017). QUEM CONHECE APROVA? ANÁLISE DISCURSIVA DA PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO NOVO ENSINO MÉDIO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(3), 294–312. https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7470

Edição

Seção

Artigos de pesquisa