QUEM CONHECE APROVA? ANÁLISE DISCURSIVA DA PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7470Palavras-chave:
Educação. Novo Ensino Médio. Análise do discurso. identidade social e discursiva. Democracia brasileira.Resumo
Em um contexto social conturbado por polêmicas acerca da proposição do “Novo Ensino Médio”, o governo brasileiro lançou mão de propagandas televisivas para abordar mudanças prescritas pela MP 746/2016. As duas primeiras peças publicitárias veiculadas constituem o corpus do presente trabalho, que considera postulações de Bakhtin (1997) e adota o modelo sócio-comunicacional de análise do discurso (CHARAUDEAU, 2009, 2010). Objetiva-se, assim, evidenciar a tessitura da situação de enunciação, sobretudo no confronto das identidades social e discursiva, como estratégia para concretizar a visada enunciativa. Em uma perspectiva ampliada, as propagandas sugerem um modelo de interação social controverso para uma sociedade democrática.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In: ______. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri; revisão do Prof. Isaac Nicolau Salum. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 1995. cap. 21. p. 284-293.
______. O aparelho formal da enunciação. In: ______. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al.; revisão técnica da tradução Eduardo Guimarães. Campinas: SP: Pontes, 1989. cap. 5. p. 81-90.
BHABHA, Homi K. Freedom’s Basis in the Indeterminate. The Identity in Question. Ed. John Rajchman. London: Routledge, 1995. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/778784>. Acesso em 14 dez. 2016.
BRASIL. MP 746/2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm>. Acesso em 2 dez. 2016.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: um longo caminho. 19ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CHARADEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: LARA, Glaucia Munis Proença; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wander (Org.). Análises do discurso hoje. v 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2008a, p. 11-30.
______. Uma problemática semiolinguística do estudo do discurso. In: ______. Linguagem e discurso: modos de organização; coordenação da equipe de tradução Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 11-63.
______. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009a, p. 309-326. Disponível em: <http://www.patrick-charaudeau.com/Identidade-social-eidentidade.html>. Acesso em 4 dez. 2016.
______. O contrato de informação midiático. In: ______. Discurso das mídias. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009b. p. 65-103.
______. Entrevista com Patrick Charaudeau. Calidoscópio. Vol. 10, n. 3, p. 328-331, set/dez 2012.
Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/3601/1279>. Acesso em 14 dez. 2016.
DANTAS, Erika Noel Ribas. Dos textos institucionais ao autorrelato: um estudo discursivo sobre o professor de Francês. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/media/bancoteses/erikadantasdoutorado.pdf/>. Acesso em 12 dez. 2016.
FARACO, Carlos Alberto. O círculo de Bakhtin. In: _____. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo; Parábola Editorial, 2009a, p. 11-44.
______. Criação ideológica e dialogismo. In: _____. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo; Parábola Editorial, 2009b, p. 45-97.
FIORIN, José L. Da necessidade da distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA E SILVA, Maria Cecília. (Orgs). Texto ou discurso. São Paulo: Contexto, 2012. p. 145-165.
HALL, Suart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
INSTITUTO Unibanco. Aprendizagem em foco. Nº 10 ”“ mai. 2016. Disponível em: <http://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/10/>. Acesso em 6 dez. 2016.
KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio é para a vida: Entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 70, Abril/2000. p. 15-39.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ”“ MEC. Página oficial no Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/ministeriodaeducacao/videos/vb.188209857893503/1164210543626758/?type=2&theater>. Acesso em 2 dez. 2016.
MENEZES, Luiz Carlos de. O novo público e a nova natureza do ensino médio. Estudos Avançados. 15 (42), 2001. p. 201-208.
NARDI, Fabiele Stockmans de. Um olhar discursivo sobre língua, cultura e identidade: Reflexões sobre o livro didático para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppgletras/defesas/2007/FabieleStockmansNardi.pdf>. Acesso em 12 dez. 2016.
PONZIO, Augusto. Signo e ideologia. In: _____. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 109-159.
______. Signo e sentido em Bakhtin. In: _____. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 89-100.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In ___ (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.