DA AUSÊNCIA À MITIFICAÇÃO DO SEXO EM PUBLICIDADES DE CERVEJA

Autores

  • João Kogawa Universidade Federal de São Paulo
  • Monica Kanashiro Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7464

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Mitologia. Publicidade.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de quatro anúncios publicitários de cerveja da marca Antarctica ”“ respectivamente dos anos de 1910, 1940, 2004 e 2006 ”“ pelo viés da Análise do Discurso de linha francesa em diálogo com a semiologia barthesiana. A análise permite compreender que a emergência do sexo nas publicidades de cerveja marca uma ruptura na marcha histórica: o corpo feminino sensualizado nos anúncios não esteve lá desde sempre. O corpo erotizado é uma “criação recente” possível pela distensão da moralidade religiosa. Por meio do contraste entre os anúncios dos anos 1910/40 e os de 2004/06, nosso objetivo é demonstrar que o corpo erotizado/musculoso/esculpido está ausente das publicidades de cerveja em um período não muito distante da história.

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Biografia do Autor

João Kogawa, Universidade Federal de São Paulo

>Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - FCLAr. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq/Unifesp Semiologia e Discurso.

Monica Kanashiro, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São Paulo.

Referências

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Kogawa, J., & Kanashiro, M. (2017). DA AUSÊNCIA À MITIFICAÇÃO DO SEXO EM PUBLICIDADES DE CERVEJA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(3), 236–251. https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7464

Edição

Seção

Artigos de pesquisa