“SAI A CHUPETA, ENTRA A GALINHA PINTADINHA”

O LEVANTE DE DISCURSOS SOBRE A CRIANÇA HIPERCONECTADA

Autores

  • Francisco Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5798

Resumo

Este trabalho pretende estudar, a partir da análise de três materialidades da web, a constituição de dizeres acerca da criança hiperconectada, com o intuito de analisar as posições enunciativas presentes nesses discursos, assim como os modos de objetivação/subjetivação que constroem a criança hiperconectada. Como aporte teórico, mobilizamos os conceitos de discurso, enunciado e noções adjacentes de Michel Foucault e as discussões acerca do poder, do saber e dos modos de objetivação/subjetivação. A análise aponta que as posições enunciativas estão relacionadas às especificidades das materialidades estudadas e que os processos de objetivação/subjetivação da criança hiperconectada estão marcados prioritariamente pelo saber médico. 

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva

Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas, Rio Grande do Norte.

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Publicado

2017-10-06

Como Citar

Silva, F. V. da. (2017). “SAI A CHUPETA, ENTRA A GALINHA PINTADINHA”: O LEVANTE DE DISCURSOS SOBRE A CRIANÇA HIPERCONECTADA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 195–213. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5798