DESCOLONIALIDADE, PERFORMANCE E DIÁSPORA AFRICANA NO INTERIOR DO BRASIL

SOBRE TRANSIÇÕES IDENTITÁRIAS E CAPILARES ENTRE ESTUDANTES DA UNILAB

Autores

  • Ana Lucia Silva Souza UFBA
  • Kassandra Silva Muniz Universidade Federal de Ouro Preto ”“ UFOP

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5792

Palavras-chave:

Linguagem, Identidades, Diáspora, Migração

Resumo

Este artigo tem como objetivo tensionar o campo da linguagem, especificamente da linguística aplicada, por meio da possibilidade de estabelecer relação entre identidades, africanidades e diáspora. A partir de uma visão de linguagem dialógica, que tem o discurso como forma de ação sobre o outro, sobre si mesmo e sobre o mundo, vamos discutir o contexto de formação de um grupo de facebook  formado dentro da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab em meados de 2015. O grupo, autointitulado Afro-Unilab, teve como objetivo agregar estudantes de diferentes países africanos em torno da temática do cabelo e da possibilidade de usá-lo em seu estado natural. Para a análise temos como corpus depoimentos da idealizadora do grupo e algumas postagens a que tivemos acesso e que trazem questões como violências vividas, empoderamento feminino negro enfrentamento ao racismo na cidade de Redenção, cidade onde estudam as participantes, bem como dentro da própria universidade. Mais do que uma assimilação ao movimento crespo fortemente presente entre a juventude negra feminina, havia a necessidade de buscar responder o que significava ser uma estudante africana negra em uma cidade conhecida por ser a primeira a "abolir" a escravidão no Brasil. Nesse sentido, este artigo busca não dar respostas prontas a esses enfrentamentos, mas mostrar como um movimento feito no interior de uma cidade do Nordeste brasileiro indica-nos questões como migração, interculturalidade e o processo identitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Silva Souza, UFBA

Doutora em Linguística Aplicada, Departamento de Letras Vernáculas, Instituto de Letras ”“ Universidade Federal da Bahia ”“ UFBA. Grupo de pesquisa RARURAS/UFBA. E-mail: analusilvasouza@uol.com.br.

Referências

AUSTIN, J. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. London; New York: Routledge, 1997.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, a.10, 1.sem., 2002.
DE CERTEAU, M. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
GERALDI, W. A diferença identifica. A identidade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética através da estética. In: FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2002.
GINSBURG, K. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p.167-182, jan./jun. 2003.
HALL, S. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. BH: UFMG, 2003.
______. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MATTOS, Guedes Ivanilde. Estética afro-diaspórica e o empoderamento crespo. Pontos de Interrogação, Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Alagoinhas, BA, v. 5, n.2, jul./dez., 2015
MOITA LOPES, L. P (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MUNIZ, K. Linguagem e Identificação: uma contribuição para o debate sobre ações afirmativas para negros no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Departamento de Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2009.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T.A. Queiroz. 1985 [1954].
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge, 2001.
_______. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
PINTO, J. P. De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na Linguística Aplicada. DELTA, v.31, n.especial, p.199-221, 2015.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber, eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p.227-278.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SIGNORINI, I. (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramento da reexistência: Poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.
SOUZA, L, F. Migração e Identidade Racial: Experiências de Jovens Estudantes Luso-Africanos em Universidades Goianas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 9., 2015, Porto Alegre. Anais…, Porto Alegre: UFRGS, 2015. p.6129-6137.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, Cary; GROSSBERG, Lawrence. Urbana e Chicago. Illinois: University of Illinois Press, 2010.
WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. Memórias del Seminário Internacional Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, abr., 2007.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2017-10-06

Como Citar

Souza, A. L. S., & Muniz, K. S. (2017). DESCOLONIALIDADE, PERFORMANCE E DIÁSPORA AFRICANA NO INTERIOR DO BRASIL: SOBRE TRANSIÇÕES IDENTITÁRIAS E CAPILARES ENTRE ESTUDANTES DA UNILAB. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 80–101. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5792