A PESQUISA COM CRIANÇAS

PIMENTA NO JARDIM DOS OUTROS

Autores

  • Nelson Barros da Costa Universidade Federal do Ceará
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Vasconcelos da Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5791

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Discurso lúdico, Pesquisa com crianças, Atos de fala, Ethos discursivo

Resumo

O presente exercício analítico objetiva experimentar a Análise de Discurso como via de entendimento do que pesquisadores podem aprender a partir da brincadeira com crianças na escola. A noção de criança como interlocutor qualificado na relação com o adulto, pondo em xeque a colonialidade do poder adulto, impõe que as pesquisas com crianças adotem abordagens que permitam o acesso ao modo como elas interpretam as suas vivências.  Os aportes da psicologia sócio-histórica, da sociologia da infância e da análise do discurso de autores como Bakhtin (Volochínov) (2006) e Maingueneau (2005, 2010) permitiram a construção do quadro teórico metodológico. A cena enunciativa em análise, uma interação que se dá num setting lúdico, foi produzida no âmbito de um estudo etnográfico com crianças de uma escola de educação infantil e aqui foi tomada como um analisador do caráter assimétrico da relação pesquisador(a)/pesquisad@. Conclui-se que, neste episódio, a pesquisa com crianças aparece como um exercício que exige d@ pesquisador(a) uma atenção especial para a relação alteritária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Barros da Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-SP / Paris XII), mestre em Educação Brasileira (UFC). Líder do Grupo Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) e professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

Nara Maria Forte Diogo Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia (UFC) e Doutora em Educação Brasileira (UFC/Universidade do Porto), autora da pesquisa da qual este artigo deriva, defendida no PPGEB-UFC, sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Vasconcelos da Costa. Financiamento CAPES. Leciona no curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral).

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutora em Educação Brasileira (UFC / Paris XIII). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC e líder do Grupo de Pesquisa Ludice (Ludicidade, Discurso e Identidade nas Práticas Educativas).

Downloads

Publicado

2017-10-06

Como Citar

Costa, N. B. da, Rocha, N. M. F. D., & Costa, M. de F. V. da. (2017). A PESQUISA COM CRIANÇAS: PIMENTA NO JARDIM DOS OUTROS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 64–79. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5791