MAGALHÃES, Izabel; SILVA, Kênia L da. (2022) Language, Literacy, and Health
Discourse in Brazil's National Health System.
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i2.55721Palavras-chave:
Discurso, saúde, identidadeResumo
Investigar e discutir as relações sociais no âmbito de um serviço público exige um trabalho etnográfico árduo e compromissado teórico e metodologicamente para a elaboração de quadros conceituais que permitam visualizar esse contexto. É nessa perspectiva que, na obra “Language, Literacy, and Health: discourse in Brazil's National Health System”, as autoras Izabel Magalhães, Kênia Lara da Silva, Julia Argenta e Rebeca Pereira investigam o contexto de atendimento do Sistema Único de Saúde-SUS. Assim, propõem a linguagem, o letramento e a saúde como práticas sociais do SUS, abordando, os textos e os discursos que circulam nesses ambientes como elementos semântico-semióticos. O foco dos projetos de pesquisa desenvolvidos nessa obra foi o programa Estratégia de Saúde da Família-ESF. Utilizando pesquisas realizadas em duas regiões brasileiras, Nordeste e Sudeste, as autoras discutem como a linguagem e o letramento, como práticas situadas, ajudam a compreender as relações, as ações e as identidades construídas nas interações entre profissionais do SUS e os seus usuários.
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Referências
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IMACULADA, O. M.; SOUZA, C. A.L DE. Renha: MAGALHÃES, Izabel; SILVA, Kênia L da. Language, Literacy, and Health: Discourse in Brazil's National Health System. NovaYork /Londres Lexington Books, 2022
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