O AUDITÓRIO COMPÓSITO NO DISCURSO DE GETÚLIO VARGAS AO MAGISTÉRIO DO COLÉGIO D. PEDRO II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v25i2.52014

Palavras-chave:

Argumentação retórica, auditório, discurso político, Getúlio Vargas

Resumo

A abordagem sociodiscursiva da argumentação concebe o auditório enquanto construção do orador, integrando seu projeto persuasivo e constituindo sua identidade discursiva. Este artigo analisa a audiência do pronunciamento de Getúlio Vargas endereçado ao magistério do Colégio D. Pedro II, em 1937. A análise focaliza os índices de alocução da construção do auditório, buscando descrevê-lo enquanto compósito. Os resultados mostram como essa construção do auditório de Vargas resulta numa estratégia argumentativa de articulação entre o discurso de reforço aos apoiadores, de polêmica aos adversários e de persuasão aos espectadores indecisos.

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Biografia do Autor

Ibiraci de Alencar Chagas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF)

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural e Licenciatura em História pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1378803767681315 E-mail: ibiraci.chagas@enova.educacao.ba.gov.br

     

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Chagas, I. de A. (2024). O AUDITÓRIO COMPÓSITO NO DISCURSO DE GETÚLIO VARGAS AO MAGISTÉRIO DO COLÉGIO D. PEDRO II . Cadernos De Linguagem E Sociedade, 25(2), 160–177. https://doi.org/10.26512/les.v25i2.52014

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Artigos