DISCURSOS DE LETRAMENTO E IDENTIDADES MATERNAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48589Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado (AEE), Pesquisa Etnográfico-discursiva, Práticas de LetramentoResumo
Neste artigo, apresento um recorte de minha pesquisa etnográfico-discursiva com base em Magalhães, Martins e Resende, (2017), onde analiso como textos as entrevistas transcritas com mães de meninos atendidos em um centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Modelo Ideológico de Letramento (STREET, 1984) adotado aqui propiciou perceber como os discursos das mães sobre o letramento foram construindo suas identidades. O método de pesquisa qualitativa-etnográfica usada foi a Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2003). Um discurso que se destacou em suas falas foi a concepção da escola regular como instituição normatizadora e, como consequência, segregadora para seus filhos.
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