DISCURSOS DE LETRAMENTO E IDENTIDADES MATERNAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Lissa Fontenele Colégio Militar de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48589

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado (AEE), Pesquisa Etnográfico-discursiva, Práticas de Letramento

Resumo

Neste artigo, apresento um recorte de minha pesquisa etnográfico-discursiva com base em Magalhães, Martins e Resende, (2017), onde analiso como textos as entrevistas transcritas com mães de meninos atendidos em um centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Modelo Ideológico de Letramento (STREET, 1984) adotado aqui propiciou perceber como os discursos das mães sobre o letramento foram construindo suas identidades. O método de pesquisa qualitativa-etnográfica usada foi a Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2003). Um discurso que se destacou em suas falas foi a concepção da escola regular como instituição normatizadora e, como consequência, segregadora para seus filhos.

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Biografia do Autor

Lissa Fontenele, Colégio Militar de Fortaleza

Profa. Dra. Lissa Mara Saraiva Fontenele. Email: lissafontenele@gmail.com Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2005. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Fontenele, L. M. S. (2023). DISCURSOS DE LETRAMENTO E IDENTIDADES MATERNAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 312–328. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48589